Cabo Frio tem mutirão de colocação do DIU de cobre; veja quem pode fazer esse procedimento
Objetivo da prefeitura é agilizar o atendimento e eliminar as filas de espera no SUS
13/10/23 - 09:19

Um mutirão vem sendo feito em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, para a colocação do implante contraceptivo do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. A ação iniciada nesta semana visa agilizar o atendimento e eliminar as filas de espera.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o principal objetivo da ação é garantir o direito da mulher em ter um planejamento familiar eficaz. Além disso, será possível diminuir a fila para esse procedimento que, atualmente, está com 130 mulheres.
Ainda de acordo com a administração municipal, a mulher que deseja fazer o implante precisa levar documento de identidade e cartão do SUS.
Ao todo, três unidades espalhadas pela cidade vão oferecer o atendimento ao público feminino.
Conforme divulgado pela prefeitura, os procedimentos serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Praia do Siqueira e Maria Joaquina, além do Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (Cead), em Tamoios.
Na ocasião, o profissional de saúde vai orientar sobre os exames necessários para a colocação do implante, além do aconselhamento em contracepção, orientando sobre o procedimento, possíveis efeitos colaterais e outros métodos contraceptivos, para auxiliar na decisão pelo DIU.
A prefeitura informou também que, por enquanto, o procedimento só pode ser feito nestas unidades, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, profissionais de outras unidades serão capacitados ainda neste mês para expandir ainda mais a oferta desse serviço a mais mulheres.
Quem pode usar o DIU
Segundo o Ministério da Saúde, o dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, é um dos métodos contraceptivos mais eficientes que existem com uma margem de 99,3% de sucesso, a segurança do dispositivo intrauterino é similar a de uma laqueadura.
O método vem ganhando popularidade no Brasil, mas o que poucas mulheres sabem é que sim é possível colocar o DIU completamente sem custo utilizando o SUS.
O procedimento para a colocação do dispositivo no consultório médico é bastante simples, com duração de cerca de 15 minutos, pode ser usado por praticamente toda mulher, inclusive logo após uma gravidez ou aborto.
De acordo com os médicos, é possível sentir um leve desconforto após o DIU (de cobre) ser inserido dentro do útero, seguida de cólicas e sangramentos. Mas nada fora do comum de uma cólica de menstruação.
O DIU pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa, e não possui grandes efeitos colaterais. O uso não causa infertilidade ou aborto, e a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.