MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio sobe 20 posições no ranking de saúde do programa ‘Previne Brasil’

Armação dos Búzios é a cidade melhor ranqueada da Região dos Lagos; veja a lista

Por Rômullo Espíndola
16/03/23 - 13:42
Cabo Frio sobe 20 posições no ranking de saúde do programa ‘Previne Brasil’ Levantamento avalia a Atenção Primaria à Saúde, principal porta de entrada do SUS | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, subiu 20 posições no ranking estadual do programa ‘Previne Brasil’, do Ministério da Saúde. É o que aponta o relatório do terceiro quadrimestre de 2022.

O programa avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde (APS), principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme os dados apresentados pelo levantamento do ministério, o maior avanço em Cabo Frio ocorreu nos meses de novembro e dezembro do ano passado.

Entre os indicadores que tiveram destaque estão o número de gestantes realizando o pré-natal e o oferecimento de testes de sífilis e HIV pelas equipes de Saúde da Família.

De acordo com a prefeitura, o crescimento no ranking mostra o compromisso do governo municipal em cumprir a meta de melhorar os serviços de saúde para a população.

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Janio Mendes, destacou a importância da reestruturação do setor de Atenção Primária:

O posicionamento do município dentro do programa tem grande impacto no repasse de recursos pelo Estado e pela União. Esse importante resultado que conquistamos é fruto de muita dedicação.

Em janeiro de 2021, Cabo Frio estava em 53º lugar no ranking, entre os 92 municípios do estado do Rio, com nota de 2,17 no Indicador Sintético Final (ISF).

Na mais recente avaliação do programa, o município saltou para a 33ª posição, com nota de 5,29 no ISF.

Ranking na Região dos Lagos

Apesar do avanço da cidade de Cabo Frio, a melhor cidade no ranking é o município de Armação dos Búzios, posicionado na 11ª colocação.

Entre as cidades da baixada litorânea, Araruama é a pior colocada.

Confira a posição das cidades da Região dos Lagos no ranking estadual

  • 11ª Armação dos Búzios – ISF 7,54

  • 12ª São Pedro da Aldeia – ISF 7,10

  • 13ª Saquarema – ISF 7,02

  • 29ª Iguaba Grande – ISF 5,46

  • 33ª Cabo Frio – ISF 5,29

  • 35ª Arraial do Cabo – ISF 5,26

  • 58ª Rio das Ostras – ISF 3,75

  • 74ª Araruama – ISF 2,83

RJ na última posição entre os estados

No ranking nacional entre regiões e estados, a Região Sudeste aparece na última colocação do ranking, assim como o Estado do Rio de Janeiro, que foi avaliado como o pior do Brasil em Atenção Primária à Saúde.

Sobre o Previne ‘Brasil’

O programa 'Previne Brasil' é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal:

  • Capitação ponderada (cadastro de pessoas)

  • Pagamento por desempenho (indicadores de saúde)

  • Incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde)

A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe. O 'Previne Brasil' começou a ser implementado em 2020.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.