MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bancos de sangue da Região Serrana adotam medidas de segurança para receber doadores

Voluntários precisam agendar as doações, por meio do telefone, e devem usar equipamentos de proteção individual

Por Redação Multiplix
09/07/20 - 09:00
Bancos de sangue da Região Serrana adotam medidas de segurança para receber doadores Doações de sangue precisam ser agendadas com antecedência | Foto: Banco de Imagem

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os bancos de sangue da Região Serrana seguem recebendo doadores. O atendimento nos hemocentros e hemonúcleos teve que ser adaptado à nova realidade, com a adoção de medidas de segurança e agendamento das doações, para evitar aglomerações, como forma de conseguir manter os estoques.

Os voluntários precisam agendar as doações, por meio do telefone, e devem usar equipamentos de proteção individual, como máscaras de barreira.

Em Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, os bancos de sangue atendem, ao todo, 16 municípios. Veja a situação de cada cidade e como os atendimentos estão sendo feitos.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, o hemocentro está com estoque baixo, segundo a prefeitura, devido à ausência dos doadores. Para alcançar mais doações, neste sábado, 11, haverá atendimento extra no local.

O atendimento acontecerá das 8h às 11h30, mas o doador deverá agendar um horário por meio do telefone (22) 2523-8084.

O hemocentro Cássia Viviane Kale Martins fica localizado na rua General Osório, nº 324, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro.

Teresópolis

O hemonúcleo de Teresópolis também está agendando as doações de sangue, para reduzir o número de pessoas na sala de espera. De acordo com a prefeitura, estão sendo agendadas oito pessoas por dia e a média é de seis coletas diárias. Os doadores não podem levar acompanhantes e devem estar utilizando máscaras de proteção.

Nesta quinta-feira, 9, a prefeitura atualizou a situação do hemonúcleo. O estoque de sangue está satisfatório para os tipos A+, AB+ e O+. Já o tipo O- está situação de alerta. A prefeitura também informou que os tipos sanguíneos A-, B+, B- e AB- estão em estado crítico. O local está precisando de doações, especificamente para aumentar os estoques das bolsas de sangue da tipagem citada como crítica.

Quem quiser doar, pode agendar através do telefone (21) 3641-5872 ou pelo WhastApp (21) 99065-2468. O hemonúcleo Teresópolis fica na rua Francisco Sá, 299, anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Requisitos para doar

  • Necessário ter entre 16 e 69 anos;
  • Peso superior a 50kg;
  • Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais;
  • Apresentar documento de identidade com foto;
  • Estar bem alimentado e não ter ingerido gordura nas últimas 3 horas antes da doação;
  • Ter dormido ao menos 4 horas na noite anterior;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não ter fumado ao menos uma hora antes.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.