MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aumento nos casos de tuberculose preocupa autoridades da saúde em Cabo Frio

A quantidade de novos diagnósticos neste ano já representa 63% do total de 2021. Tratamento pode ser feito pela rede municipal

Por Vinícius Pereira
27/04/22 - 10:28
Aumento nos casos de tuberculose preocupa autoridades da saúde em Cabo Frio Tratamento contra tuberculose pode ser feito no PAM de São Cristóvão | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O aumento no número de casos de tuberculose está preocupando as autoridades da saúde em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas nos primeiros quatro meses de 2022, a quantidade de diagnósticos já corresponde a 63% do total registrado em 2021, que teve 105 pessoas com a doença.

A coordenadora do Programa ao Combate a Hanseníase e Tuberculose de Cabo Frio, Christiane Távora dos Santos, alerta sobre a importância do tratamento, da continuidade e dos cuidados preventivos contra a doença.

Uma doença antiga e um pouco esquecida pela população, mas que ainda precisa de atenção. A tuberculose é infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Bacilo de Koch, afeta principalmente os pulmões. É necessário ficar atento aos cuidados e, ao apresentar algum sintoma, procurar uma unidade de saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio de Janeiro é o estado onde a tuberculose mais matou no Brasil, no ano passado. Um aumento significativo de mortes pela doença foi registrado na última década. Foram 805 óbitos em 2021, 765 em 2020 e 659 em 2019.

Sintomas da tuberculose

É preciso ter atenção ao tempo da tosse. Ela é o principal sintoma da tuberculose, seja seca ou com catarro. Se a pessoa estiver com uma tosse que já dura três semanas ou mais, é preciso investigar. Outros sintomas são:

  • Febre vespertina
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento
  • Cansaço e fadiga

Tratamento deve ser levado até o fim

De acordo com a Secretaria de Saúde, é fundamental que o paciente cumpra o protocolo de seis meses de tratamento.

“Muitas vezes, com quatro meses de terapia e resultados de acompanhamentos negativos de bacilocospia, o paciente tende a crer que está curado, mas não é bem assim. Se o paciente não fizer o tratamento completo, o bacilo pode ficar mais resistente aos medicamentos e o tratamento tem que ser feito do zero, começar como se nunca tivesse sido tratado antes. Fica mais difícil. Sem contar que o abandono do tratamento aumenta as chances de a pessoa adoecer e continuar infectando outros indivíduos”, alertou a coordenadora Christiane.

Ainda de acordo com Cristiane, o tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é 100% eficaz. Em Cabo Frio, o tratamento acontece no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, no Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristóvão e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

O Setor de Saúde Coletiva do município está à disposição para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos por meio do número (22) 2646-2580.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.