Aumento nos casos de tuberculose preocupa autoridades da saúde em Cabo Frio
A quantidade de novos diagnósticos neste ano já representa 63% do total de 2021. Tratamento pode ser feito pela rede municipal
27/04/22 - 10:28

O aumento no número de casos de tuberculose está preocupando as autoridades da saúde em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas nos primeiros quatro meses de 2022, a quantidade de diagnósticos já corresponde a 63% do total registrado em 2021, que teve 105 pessoas com a doença.
A coordenadora do Programa ao Combate a Hanseníase e Tuberculose de Cabo Frio, Christiane Távora dos Santos, alerta sobre a importância do tratamento, da continuidade e dos cuidados preventivos contra a doença.
Uma doença antiga e um pouco esquecida pela população, mas que ainda precisa de atenção. A tuberculose é infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Bacilo de Koch, afeta principalmente os pulmões. É necessário ficar atento aos cuidados e, ao apresentar algum sintoma, procurar uma unidade de saúde.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio de Janeiro é o estado onde a tuberculose mais matou no Brasil, no ano passado. Um aumento significativo de mortes pela doença foi registrado na última década. Foram 805 óbitos em 2021, 765 em 2020 e 659 em 2019.
Sintomas da tuberculose
É preciso ter atenção ao tempo da tosse. Ela é o principal sintoma da tuberculose, seja seca ou com catarro. Se a pessoa estiver com uma tosse que já dura três semanas ou mais, é preciso investigar. Outros sintomas são:
- Febre vespertina
- Sudorese noturna
- Emagrecimento
- Cansaço e fadiga
Tratamento deve ser levado até o fim
De acordo com a Secretaria de Saúde, é fundamental que o paciente cumpra o protocolo de seis meses de tratamento.
“Muitas vezes, com quatro meses de terapia e resultados de acompanhamentos negativos de bacilocospia, o paciente tende a crer que está curado, mas não é bem assim. Se o paciente não fizer o tratamento completo, o bacilo pode ficar mais resistente aos medicamentos e o tratamento tem que ser feito do zero, começar como se nunca tivesse sido tratado antes. Fica mais difícil. Sem contar que o abandono do tratamento aumenta as chances de a pessoa adoecer e continuar infectando outros indivíduos”, alertou a coordenadora Christiane.
Ainda de acordo com Cristiane, o tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é 100% eficaz. Em Cabo Frio, o tratamento acontece no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, no Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristóvão e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.
O Setor de Saúde Coletiva do município está à disposição para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos por meio do número (22) 2646-2580.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.