Anvisa proíbe 7 produtos para cabelos; Vigilância Sanitária fiscaliza vendas em Friburgo
Confira a lista de pomadas modeladores que tiveram a fabricação suspensa em todo o país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização que autorizava a fabricação de sete pomadas modeladoras para cabelos.
Segundo a agência, os produtos não estavam cumprindo normas sanitárias previstas. Em nota, a Anvisa informou que alguns dos produtos tiveram restrições de comercialização e que, agora, fica proibida também a fabricação.
Na última semana, a Anvisa tinha interditado e cancelado a licença de funcionamento da empresa Microfarma Indústria e Comércio Ltda, que é utilizada para trançar e modelar o cabelo.
A medida foi tomada após uma investigação que constatou efeitos indesejáveis e riscos à saúde, como cegueira temporária.
Cumprindo essa determinação, a Vigilância Sanitária de Nova Friburgo está realizando ações de busca pelas pomadas modeladoras da Microfarma no comércio friburguense, mas ainda sem resultado.
A Secretaria Municipal de Saúde tem alertado e orientado a população para que não seja feita a compra dessa marca.
A pasta também recomenda que outros itens do mesmo segmento sejam utilizados com cautela e supervisão profissional.
A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou que está aguardando uma determinação da Vigilância Sanitária Estatual sobre a nova proibição dos sete produtos.
Ainda não fomos notificados oficialmente dessa nova medida.
Confira a lista dos novos produtos com proibição de fabricação
Pomada modeladora para tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli);
Pomada Black – Essenza Hair, e pomada modeladora para tranças Boxbraids – Fixa Liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos);
Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli);
Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio);
Rosa Hair pomada modeladora Mega Fixação 150g, (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos);
Pomada modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços).
Recomendação da Anvisa
A Anvisa recomenda que quem tiver os produtos fabricados especificamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda, deve entrar em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. O fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.
Ainda segundo a Anvisa, os estabelecimentos que tiverem o produto para uso de seus clientes devem suspender sua utilização imediatamente.
Com relação aos produtos de outras empresas, a Anvisa informou que ainda está “avaliando as ações sanitárias necessárias”, e que seguirá acompanhando “todos os fatos relatados relacionados às pomadas capilares” com a ajuda dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios.
A partir dos resultados das investigações, as medidas sanitárias cabíveis serão tomadas com a maior celeridade possível.
A Vigilância Sanitária de Nova Friburgo pediu que se alguém observar a venda irregular da mercadoria, deve denunciar pelo telefone (22) 2523-1958.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.