MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Anvisa proíbe 7 produtos para cabelos; Vigilância Sanitária fiscaliza vendas em Friburgo

Confira a lista de pomadas modeladores que tiveram a fabricação suspensa em todo o país

Por Redação Multiplix
17/01/23 - 17:47
Anvisa proíbe 7 produtos para cabelos; Vigilância Sanitária fiscaliza vendas em Friburgo Anvisa afirma que produtos não estavam cumprindo normas sanitárias | Foto: Reprodução/Agência Brasil (Marcelo Camago)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização que autorizava a fabricação de sete pomadas modeladoras para cabelos.

Segundo a agência, os produtos não estavam cumprindo normas sanitárias previstas. Em nota, a Anvisa informou que alguns dos produtos tiveram restrições de comercialização e que, agora, fica proibida também a fabricação.

Na última semana, a Anvisa tinha interditado e cancelado a licença de funcionamento da empresa Microfarma Indústria e Comércio Ltda, que é utilizada para trançar e modelar o cabelo.

A medida foi tomada após uma investigação que constatou efeitos indesejáveis e riscos à saúde, como cegueira temporária.

Cumprindo essa determinação, a Vigilância Sanitária de Nova Friburgo está realizando ações de busca pelas pomadas modeladoras da Microfarma no comércio friburguense, mas ainda sem resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde tem alertado e orientado a população para que não seja feita a compra dessa marca.

A pasta também recomenda que outros itens do mesmo segmento sejam utilizados com cautela e supervisão profissional.

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou que está aguardando uma determinação da Vigilância Sanitária Estatual sobre a nova proibição dos sete produtos.

Ainda não fomos notificados oficialmente dessa nova medida.

Confira a lista dos novos produtos com proibição de fabricação

  • Pomada modeladora para tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli);

  • Pomada Black – Essenza Hair, e pomada modeladora para tranças Boxbraids – Fixa Liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos);

  • Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli);

  • Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio);

  • Rosa Hair pomada modeladora Mega Fixação 150g, (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos);

  • Pomada modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços).

Recomendação da Anvisa

A Anvisa recomenda que quem tiver os produtos fabricados especificamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda, deve entrar em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. O fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.

Ainda segundo a Anvisa, os estabelecimentos que tiverem o produto para uso de seus clientes devem suspender sua utilização imediatamente.

Com relação aos produtos de outras empresas, a Anvisa informou que ainda está “avaliando as ações sanitárias necessárias”, e que seguirá acompanhando “todos os fatos relatados relacionados às pomadas capilares” com a ajuda dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios.

A partir dos resultados das investigações, as medidas sanitárias cabíveis serão tomadas com a maior celeridade possível.

A Vigilância Sanitária de Nova Friburgo pediu que se alguém observar a venda irregular da mercadoria, deve denunciar pelo telefone (22) 2523-1958.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.