Anvisa autoriza aplicação da vacina da Pfizer para adolescentes com mais de 12 anos
Liberação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 11

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 11, que autorizou a indicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para adolescentes com 12 anos de idade ou mais.
Desta forma, a bula da vacina no Brasil passará a indicar esta nova faixa etária. A autorização foi publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União.
Antes, a aplicação do imunizante estava autorizada em pessoas com 16 anos de idade ou mais.
De acordo com a agência, a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório desenvolvedor do imunizante que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo.
Até o momento, segundo a Anvisa, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.
Cabe destacar que apesar da liberação, a medida não representa uma mudança imediata, pois a inclusão deste grupo na campanha de vacinação depende do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Atualmente, a imunização no país está restrita a maiores de idade, ou seja, adultos a partir de 18 anos.
O imunizante em maiores de 12 anos já havia obtido aprovação pela FDA, a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos.
No Brasil, o pedido de mudança na faixa etária da vacina foi feito pela Pfizer no fim de maio.
Vale lembrar que, nesta semana, o Brasil recebeu o 10º lote da vacina da Pfizer, com mais 936 mil doses do imunizante.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.