MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Animal marinho venenoso queima mão de criança de 9 anos em praia de Arraial do Cabo

Caravelas-portuguesas já são vistas em diversos pontos da Região dos Lagos. Biólogo explica surgimento nessa época do ano

Por Vinícius Pereira
17/11/21 - 11:37
Animal marinho venenoso queima mão de criança de 9 anos em praia de Arraial do Cabo Ventos fortes acabam levando as caravelas-portuguesas para a faixa de areia | Foto: Projeto Costa do Sol

A presença de caravelas-portuguesas nas praias da Região dos Lagos do Rio vem assustando e causando problemas.

A moradora de Arraial do Cabo, Rafaela Mendes, relatou ao Portal Multiplix nesta quarta-feira, 17, que um desses animais marinhos venenosos queimou a mão da filha dela, de nove anos de idade, na Prainha.

Esse animal encostou na minha filha, ontem, na Prainha. Ela disse que queima muito e hoje está assim, vermelho.

Mão de criança foi queimada pelos tentáculos do animal em praia de Arraial do CaboMão de criança foi queimada pelos tentáculos do animal em praia de Arraial do Cabo | Foto: Projeto Costa do Sol

Além disso, os banhistas também relatam que esses animais marinhos, que antes eram avistados nas praias de Arraial e Búzios, em Geribá, Manguinhos e Tartaruga, já foram encontrados nas praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio.

“Vi algumas na Praia das Conchas hoje”, disse a comerciante Fabiana Kronemberger.

Mas de onde vem esse bicho?

A reportagem conversou com o biólogo Vinícius Santos, que também é guia de turismo em Arraial do Cabo. Ele explica que o surgimento das caravelas nessa época do ano é comum na região e ocorre por conta da correnteza marítima.

A época de reprodução da espécie ocorre no outono e os meses de aparecimento são na primavera, onde os meses possuem uma maior incidência dos ventos.

“Elas vivem nos oceanos e é comum o aparecimento na nossa região, porém são muito perigosas, bem diferentes da água-viva. Esses animais marinhos não nadam e possuem uma bolha cheia de ar que os fazem flutuar, permanecendo na superfície, sendo levadas pelo vento e pelas correntes marítimas. Os tentáculos ficam embaixo d'água. Os ventos fortes acabam levando elas para a faixa de areia”, explica Vinícius.

O biólogo explica ainda que as caravelas-portuguesas oferecem grande risco aos turistas, pois seus tentáculos liberam substâncias tóxicas que podem causar queimaduras de terceiro grau. Em casos mais graves podem causar choque anafilático, levando a pessoa a morte. Vinícius recomenda:

Caso alguém seja queimado, não deve tocar no local afetado pois essa toxina se espalha para onde a pessoa levar a mão. Pode aplicar vinagre, além de procurar uma unidade de saúde para tratar os ferimentos.

O que fazer em caso de queimaduras

  • O banhista deve usar a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local. Isso pode impedir que o veneno siga entrando na pele e alivia a dor.

  • Em caso de pessoas que apresentarem dores pelo corpo, mal-estar ou vômito, é preciso buscar atendimento médico imediatamente.

O que não se deve fazer

  • Não se deve encostar na área afetada, o veneno pode se espalhar para outras partes do corpo.

  • Não jogue água doce no local.

  • É aconselhado não coçar e esfregar.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.