MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerta: morte e outros 5 casos suspeitos de hepatite aguda em crianças são investigados no RJ

Casos foram em Araruama, Niterói e no Rio de Janeiro. Um óbito foi registrado em Maricá

Por Redação Multiplix
09/05/22 - 11:28
Alerta: morte e outros 5 casos suspeitos de hepatite aguda em crianças são  investigados no RJ SES emite alerta sobre hepatite aguda grave em crianças | Foto: Reprodução/Governo do estado

Um alerta do governo estadual para os 92 municípios do estado do Rio foi emitido sobre os registros de casos de hepatite aguda grave de causa desconhecida em crianças menores de 16 anos.

A intenção da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), é orientar as secretarias municipais sobre a notificação correta dos casos para que possam ser monitorados.

Casos em Araruama e outros municípios

Seis casos suspeitos estão em investigação no estado, entre eles, o de uma criança de 2 anos de idade na cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio.

Outros três casos monitorados pelas vigilâncias municipais, com o apoio da vigilância estadual, são de moradores do município do Rio de Janeiro (uma criança de 4 anos, uma criança de 8 anos e um bebê de 2 meses) e um de Niterói (criança de 3 anos).

Ainda segundo a SES, um bebê de oito meses, morador de Maricá, morreu e as autoridades também seguem tentando identificar as causas.

Preocupação mundial

No início do mês passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre casos de hepatite aguda grave registrados no Reino Unido em que o agente causador da doença era desconhecido.

De acordo com a SES, no último dia 24, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados um comunicado de risco alertando os serviços de saúde para ficarem atentos a casos de hepatite aguda grave em que o paciente apresenta transaminases (enzimas intracelulares) acentuadamente elevadas, às vezes precedida por sintomas gastrointestinais.

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que acompanha de perto os casos:

Estamos acompanhando a evolução da doença no mundo e monitorando junto às vigilâncias municipais os registros de casos suspeitos no estado. O alerta é justamente para que esses pacientes possam ser acompanhados e monitorados de forma correta.

Alexandre Chieppe também faz uma recomendação:

É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas das crianças. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser diagnosticadas e tratadas.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns as infecções pelos vírus tipo A, B e C.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.