MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba quem são os candidatos do Rio de Janeiro ao Senado Federal

Eleitor fluminense irá votar em dois postulantes ao cargo de Senador da República

Por Matheus Oliveira
05/09/18 - 12:31
Saiba quem são os candidatos do Rio de Janeiro ao Senado Federal Candidatos ao Senado terão a missão de representar o Rio de Janeiro pelos próximos oito anos no Congresso Nacional | Foto: Divulgação/Roque Sá/Senado Federal

Nas eleições de 2018, com o primeiro turno ocorrendo no dia 7 de outubro, os eleitores fluminenses irão votar para dois candidatos ao cargo de Senador. Para esta disputa, 15 postulantes foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) pelos seus respectivos partidos. Para ajudar a diminuir as dúvidas dos eleitores, o Portal Multiplix apresenta um breve resumo sobre cada postulante do Rio de Janeiro às vagas disponíveis para o Senado Federal.

Arolde de Oliveira (PSD) – O capitão reformado do Exército, de 81 anos, concorre pela chapa do candidato a Governador Índio da Costa. Arolde de Oliveira está em seu nono mandato como deputado federal e já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, na gestão de César Maia, de 2003 até 2008. Em 2010, se tornou Secretário Estadual de Trabalho e Renda no mandato do governador Luiz Fernando Pezão.

Aspásia (PSDB) – Professora de Sociologia e Ciências Políticas da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aspásia Camargo, 72 anos, se apresenta como candidata ao Senado pela coligação que apoia o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM) ao Governo do Estado. Aspásia foi vereadora da capital fluminense entre 2005 e 2010, quando deixou a Câmara de Vereadores para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2014, ela não conseguiu a reeleição. Em 2016, foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeça por Carlos Roberto Osório (PSDB). Ela também já ocupou os seguintes cargos na administração pública:  presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), secretária executiva do Ministério de Meio Ambiente (MMA) e secretária de cultura do estado do Rio de Janeiro.

Cesar Maia (DEM) - Candidato do mesmo partido de Eduardo Paes, o ex-prefeito do Rio de Janeiro e atualmente vereador, tem 73 anos e se formou em Economia e Engenharia da Mineração. César Maia iniciou sua trajetória política como deputado estadual por dois mandatos seguidos entre 1986 e 1990. No ano de 92, ele chegou ao comando do Executivo carioca, retornando novamente entre 2001 e 2008. Em 2010, tentou uma vaga para o Senado e acabou ficando na quarta posição em disputa pelas duas cadeiras disponíveis à época. Atualmente, ele está em seu segundo mandato consecutivo como vereador do Rio de Janeiro.

Chico Alencar (PSOL) - Do mesmo partido do candidato ao Palácio Guanabara Tarcísio Motta, o deputado federal Chico Alencar, 68 anos, busca uma das cadeiras para o Congresso Nacional. O concorrente do PSOL é formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e deu aulas na rede pública e particular do Rio de Janeiro por 20 anos, além de ser professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele ocupou o cargo de vereador do Rio de Janeiro entre 1989 e 1996, se elegendo deputado estadual em 1998. Atualmente, ele está em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal.

Cyro Garcia (PSTU) - Um dos dois nomes do PSTU ao cargo de Senador na coligação que tem a candidata Dayse Oliveira ao Governo do Rio de Janeiro, Cyro Garcia, 63 anos, se formou em direito pela UFRJ e virou doutor de história pela UFF. Cyro fundou e ocupou o cargo de secretário-geral, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), participou da fundação da seção regional do PT no Rio, presidiu o Sindicato dos Bancários entre 1988 e 1991. Em 1992, Cyro foi eleito deputado federal. Em 2014, concorreu a vaga de Deputado Federal e em 2016, disputou o pleito para a Prefeitura do Rio, não obtendo sucesso em nenhuma delas.

Senador Eduardo Lopes (PRB) - Postulante da chapa que tem Antony Garotinho como concorrente ao palácio Guanabara, o senador Eduardo Lopes tentará manter uma das vagas no Senado. Formado em Teologia e nascido e Santo André (SP), Eduardo Lopes é presidente regional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), no Rio de Janeiro, exerceu o mandato de deputado federal entre 2007 e 2010. Em 2014 foi suplente de Marcelo Crivella e virou titular em 2017, quando o ex-senador assumiu a prefeitura do Rio. O senador ocupa a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Pastor Everaldo (PSC) - O candidato do PSC integra a coligação que apoia o ex-juiz federal Wilson Witzel como candidato ao governo do estado. Pastor Everaldo tem 62 anos e possui formação em ciências atuariais pela Faculdade de Economia e Finanças do Estado do Rio de Janeiro. Ele já foi camelô e servente de pedreiro, é pastor da Assembleia de Deus, além ter passado em um concurso público no Instituto de Resseguros do Brasil. Em 2014, foi candidato à Presidência da República pelo seu atual partido.

Fernando Fagundes (PCO) - O carioca Fernando Fagundes, de 53 anos, candidato do PCO – partido que lançou Luiz Eugênio Honorato ao Palácio Guanabara- é professor de filosofia da UFF e busca pela primeira vez um cargo na vida pública.

Flávio Bolsonaro (PSL) – Candidato do PSL na disputa pelo Senado e filho do presidenciável Jair Bolsonaro, Flávio, de 37 anos, está em seu quarto mandato seguido como deputado estadual. Na Alerj, ele presidiu a Comissão Permanente de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, a de Legislação Constitucional Complementar e Códigos, a de Defesa Civil, a da Comissão Especial de Planejamento Familiar e membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. O parlamentar disputou ainda a eleição para prefeito do Rio em 2016 e acabou em quarto lugar com 424.307 votos.

*José Bonifácio (PDT) *- O economista José Bonifácio, de 73 anos, e que apoia Pedro Fernandes ao Governo do Estado, é o candidato do PDT a uma das cadeiras do Rio no Congresso. Natural de Cabo Frio, Bonifácio é formado em economia pela UFF e iniciou a trajetória política em 1972 como vereador do município da Região dos Lagos. Na eleição seguinte, foi eleito prefeito de Cabo Frio, sendo eleito novamente em 1992. Antes disso, em 1986 trabalhou como diretor-geral do Departamento das Municipalidades do estado do Rio no mandato do governador Leonel Brizola. Após seu segundo mandato no Executivo cabofriense, também foi deputado estadual, superintendente regional do Ministério do Trabalho no estado do Rio, Secretário de Saúde de Arraial do Cabo, subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor da Secretaria de Estado da Casa Civil, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e presidente do Procon-RJ. Disputou por duas vezes, a eleição para prefeito de Arraial do Cabo, mas acabou derrotado em ambas as oportunidades.

Lindbergh Farias (PT) - Lindbergh Faria, 48 anos, é o candidato do PT e tentará manter seu posto no Senado Federal. Ele apoia a candidata petista Márcia Tiburi na disputa pelo Palácio Guanabara. Lindbergh começou sua atuação política em 1992 quando presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE) e atuou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Foi eleito por duas vezes para o cargo de deputado federal (94 e 2002), deixando o cargo em 2005 para assumir a Prefeitura de Nova Iguaçu, posto que ocupou até 2010, quando concorreu ao Senado Federal e foi eleito com 4.213.749 votos.

Marta Barçante (PCB) - Aposentada como serventuária de justiça no Rio de Janeiro, a carioca Marta Barçante, de 63 anos, é a candidata do PCB ao Congresso Nacional, apoiando a chapa encabeçada por Tarcísio Motta (PSOL) ao Governo fluminense. A candidata iniciou sua carreira política disputando um cargo de deputada estadual em 2014, obtendo apenas 686 votos e não conquistou uma cadeira na Alerj.

Mattos Nascimento (PRTB) - O cantor gospel Mattos Nascimento, 64 anos, tentará representar o PRTB como senador pelos próximos oito anos. Ele apoia a chapa própria da sigla que tem André Monteiro como candidato a Governador. Mattos é cantor e compositor tendo integrado a banda de pop rock Paralamas do Sucesso na década de 80. Em 89, se tornou evangélico e passou a trabalhar no estilo gospel. Carioca, tentou se eleger deputado federal por São Paulo em 2014, obteve 19.912 votos e não obteve um lugar na Câmara dos Deputados.

Miro Teixeira (Rede) - O jornalista e advogado Miro Teixeira, 73 anos, será o candidato da Rede ao Senado Federal, integrando a coligação com o Podemos e apoiando o ex-jogador Romário a disputa pelo Palácio Guanabara. Miro Teixeira está em seu décimo mandato como deputado federal, sendo o primeiro deles iniciado em 1971. Ele também foi ministro das comunicações no governo Lula entre 2004 e 2005.

Samantha Guedes (PSTU) - A servidora pública da cidade do Rio de Janeiro, Samantha Guedes, de 46 anos, é o segundo nome do PSTU para a disputa das duas vagas do Rio para o Senado nas eleições de 2018. Natural da capital fluminense, ela tentou uma vaga ao cargo de vereadora do Rio de Janeiro, mas não obteve sucesso.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.