Portal Multiplix

Saiba como receber alerta de desastres da Defesa Civil via SMS

Serviço gratuito é um importante aliado na prevenção de tragédias e pode ajudar a salvar vidas

Por Matheus Oliveira - 08 de Novembro de 2018, 15:50
Saiba como receber alerta de desastres da Defesa Civil via SMS Alertas da Defesa Civil podem ajudar a salvar vidas em razão das chuvas fortes . | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com a chegada da temporada de chuvas, que castigaram a Região Serrana nos últimos dois dias, a população fluminense pode receber alertas de desastres da Defesa Civil e como proceder nestas situações, via SMS, - mensagens de texto via celular- através de um cadastro simples e rápido, segundo a instituição. O serviço é gratuito e válido para todas as operadoras.

Para realizar a inscrição, os moradores de todo o estado do Rio podem mandar mensagens de texto para o número 40199 com o número de seu CEP, cadastrando assim, o endereço do solicitante, que receberá notícias de sua cidade. Cabe destacar que só vale enviar um CEP por vez.

O programa passou a ser implementado em todo o território fluminense desde o fim de 2017, mas em Nova Friburgo, o serviço já era oferecido desde 2013.

O programa é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os alertas costumam ser curtos com até 160 caracteres. Mais informações podem ser encontradas no site da Defesa Civil Estadual: http://www.defesacivil.rj.gov.br/.