MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba como deve ser o prato de quem quer emagrecer em 2019

Especialista aponta qual combinação ideal para comer de forma saudável e perder peso

Por Matheus Oliveira
22/01/19 - 09:34
Saiba como deve ser o prato de quem quer emagrecer em 2019 Pratos mais coloridos possuem alimentos que saciam e têm menos calorias | Foto: Banco de Imagem

Nesse começo de ano muitas pessoas pensam em emagrecer. Entretanto, para isso é importante uma atividade física e, principalmente, boa alimentação. Como saber o que comer e quais alimentos engordam ou emagrecem? Segundo a nutricionista Nicolly Fukuoka, não existe um prato específico, mas sim uma boa combinação de alimentos, o famoso “prato colorido”.

“O prato colorido existe porque cada cor de grupo alimentar é fonte de nutrientes diferentes e quanto mais colorido, mais nutrientes temos. Como conseguimos colorir o prato? Com verdura e legumes. Esses alimentos possuem mais fibra e uma quantidade menor de calorias, dando mais saciedade”, disse.

Recentemente, um estudo realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) entre países como Brasil, China, Finlândia, Índia, Gana e nos Estados Unidos, concluiu que 94% das refeições vendidas em restaurantes populares têm mais calorias que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, a amostra apontou que o prato feito brasileiro tem 33% mais calorias que o fast food americano. O estudo foi publicado pelo periódico “British Medical Journal”

De acordo com Nicolly Fukuoka, isso se deve ao fato do prato feito brasileiro possuir uma combinação ruim de alimentos, misturando vários tipos de carboidratos.

“Então, como existem alimentos que ocupam volume no prato e dão mais saciedade, acaba sobrando menos espaço para outras coisas. Aí, geralmente entra uma carne, um arroz ou um feijão, que são alimentos que têm menos calorias. Mas tudo depende da quantidade de comida. Saiu um estudo dizendo que o prato feito do brasileiro tem tantas calorias quanto o fast food porque ele é muito calórico: tem muito arroz, muito feijão, muito macarrão e não devemos misturar carboidratos como batata, macarrão, arroz e inhame. E no prato feito vem tudo isso, que leva a pessoa a engordar por uma combinação ruim. Como disse, alimentos como verduras e legumes ocupam o prato, geram saciedade e possuem menos calorias, melhorando a qualidade de vida das pessoas e levando ao emagrecimento”, conclui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.