Que calor é esse? Especialistas alertam para cuidados com a saúde de crianças, idosos e animais
Inmet emitiu um aviso de altas temperaturas, com grande perigo, até esta terça-feira, 26, às 18h

Os dias têm sido quentes em grande parte do Brasil e nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio não é diferente.
A primavera chegou com muito calor e as temperaturas estão ultrapassando os 30ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta dessa onda de calor, com grande perigo, até a próxima terça-feira, dia 26, às 18h. Por isso, é preciso ter bastante cuidado com a saúde.
Crianças, idosos e animais domésticos necessitam de mais atenção nessas condições, como alerta a especialista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a médica e assessora da coordenação da Vigilância e Promoção de Saúde, Flávia Barbosa:
Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis à desidratação. Em geral, manifestam menos a sensação de sede e precisam de atenção a problemas gastrointestinais, pois os alimentos acabam estragando mais rapidamente. Nesse sentido, frituras e alimentos de digestão mais lenta e processados devem ser evitados, além da redução do consumo de carboidratos, como massas e pães.
É importante ter atenção com a hidratação neste período | Foto: Banco de imagem
Uma dica importante para esses grupos é evitar a exposição prolongada ao sol, das 10h às 16h, quando a radiação é mais intensa. Para quem faz atividade física, o ideal é optar pelo início da manhã ou final da tarde.
Flávia explica ainda que com o intenso calor, o organismo sofre uma dilatação nos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue no corpo. Priorizar banhos frios ajuda a reduzir a temperatura corporal.
Cuidados com os pets
Pets também merecem atenção especial durante o calor | Foto: Reprodução/Redes Sociais (Dulce)
Assim como os seres humanos, os animais domésticos também sentem os efeitos das temperaturas elevadas e precisam de atenção.
Segundo Tony Sanches, médico-veterinário, alguns sintomas podem demonstrar gravidade na saúde dos animais:
A desidratação é um fator de risco em dias muito quentes. Daí podem aparecer doenças provenientes do déficit de água no organismo. Hipertermia pode acontecer e consequentemente, exaustão.
Tony explica que ao notar que o pet está com a respiração muito acelerada, apatia intensa, sialorreia (quando o cachorro baba muito) e exaustão é importante procurar um especialista.
Ele alerta ainda para algumas raças que podem sofrer ainda mais com as altas temperaturas:
Os braquicefálicos [são aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça de formato 'achatado' e o focinho de tamanho 'encurtado'] são, infelizmente, prejudicados com sua anatomia.
Espalhar potes de água pela casa também é uma medida preventiva | Foto: Reprodução/Redes Sociais (Maia)
Para evitar que o pet passe por problemas com o calor em dias muitos quentes, alguns passos são fundamentais para o melhor conforto e saúde deles:
Hidratação é muito importante. Claro que colocar o animal em ambiente arejado e se houver possibilidade no local mais fresco do ambiente. Colocar outros pontos de água pela casa também é uma medida preventiva.
Também é importante lembrar que ao contrário de nós, os animais não usam sapatos e o calor do chão pode causar problemas. Evitar sair com os pets é o ideal:
Se possível passear com os pets apenas nas horas de calor menos intensos. Em especial, cuidado com asfalto e paralelepípedos porque podem acabar queimando os coxins plantares dos pets. De preferência transportá-los apenas se necessário. Aos que viajam e o pet vai tomando vento na janela, também especial cuidado com o ressecamento dos olhos. O vento é também um potencial problema ocular. Hidratar os olhos com soro fisiológico e/ou colírio lubrificantes.
Gato fica próximo da janela para tentar fugir do calor | Foto: Gabriel da Silva
Tony diz que usar ventiladores pode ser uma boa opção para circulação do ar, mas que também é preciso ter cuidado com os olhos dos animais que ficam diante dos aparelhos, porque eles podem causar ressecamento da córnea e isso não é nada bom.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.