Primeira Roda de Conversa Sobre Cannabis Medicinal será realizada em Búzios neste fim de semana
Objetivo é tirar dúvidas dos pais com especialistas sobre o programa que oferece tratamento por meio da cannabis para autismo, epilepsia refratária e dor crônica

A secretaria de Saúde de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, vai realizar neste sábado, dia 28, a Primeira Roda de Conversa Sobre Cannabis Medicinal. O evento faz parte das atividades do programa Clínica de Cannabis Medicinal no município.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é tirar dúvidas dos pais com especialistas sobre o programa que oferece tratamento com cannabis para autismo, epilepsia refratária e dor crônica.
Desde novembro de 2021, está aprovada em Búzios a lei que garante o uso e a distribuição de Cannabis Medicinal (CBD) no município, uma ação pioneira. A lei foi aprovada após a realização da Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central a saúde mental.
Ainda segundo a prefeitura, a política pública de saúde já garante atendimento a 360 crianças autistas e também a 82 crianças com epilepsia refratária que não respondiam aos tratamentos convencionais.
“As crianças e adolescentes atendidos, a maioria fazendo uso de psicotrópicos e com uma quantidade significativa de medicamentos, hoje apresentam forte evolução do quadro clínico e significativos avanços na qualidade de vida. Cada resultado dá mais ânimo para seguir com o programa, que, por ser uma política pública, está garantido independente de governos”, disse o secretário de Saúde Leônidas Heringer.
Vão participar do encontro deste sábado, os advogados especialistas no tema, Emilio Figueiredo e Marcela Sanches Goldschimit; a presidente da Associação Brasileira de Acesso à Cannabis do Rio de Janeiro (Abrario), Marilene da Silva Oliveira; o psicólogo clínico, pastor batista e pai de autista, Sulyvan Batista Brum; o neuropediatra, Eduardo Faveret; a médica especialista em Cannabis Sativa, Marianna Laize dos Santos; além do vereador e autor da lei que permitiu o tratamento com a cannabis no município, Aurélio Barros.
Recentemente, o programa implantado em Búzios conquistou o primeiro lugar na 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, que foi realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o IdeiaSUS.
A 1ª Roda de Conversa Sobre Cannabis Medicinal vai começar a partir das 9h, no Geribá Tennis Park, no bairro Geribá.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.