Prefeitura de Nova Friburgo anuncia pacote de obras em toda a cidade

Município da Região Serrana contará com obras nas áreas de saúde, mobilidade, cultura e esportes

Por Redação Multiplix - 07 de Fevereiro de 2019, 11:22
Prefeitura de Nova Friburgo anuncia pacote de obras em toda a cidade Pacote de obras da Prefeitura prevê investimentos de cerca de R$26 milhões em Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou na manhã da última quarta-feira, dia 6 de fevereiro, um pacote de obras envolvendo as áreas de Saúde, Mobilidade, Cultura e Esportes.

O poder público informou que os recursos para a execução de todas essas intervenções vêm da venda das ações da Energisa, que seriam destinados à aquisição da antiga Fábrica Ypu, mas a compra foi indeferida pela Justiça. O montante é de R$ 25,8 milhões. A liberação do dinheiro ainda depende de autorização do Legislativo. Só depois o Executivo poderá iniciar os processos de contratações das empresas que executarão as obras.

De acordo com o prefeito Renato Bravo, “neste momento, poucos municípios no país têm a possibilidade de investir um valor como esse em áreas tão importantes para a população como estas que apresentamos.”.

Hospital Raul Sertã

De acordo com o Executivo municipal, no Hospital Municipal Raul Sertã, duas importantes obras, paralisadas por falta de recursos, devem ser concluídas no segundo e terceiro pavimentos. São procedimentos que já estão licitados e vão expandir as dependências da unidade, criando mais 19 leitos para adultos, 10 infantis e cinco salas cirúrgicas. As melhorias vão triplicar o número de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e a quantidade de pacientes atendidos atualmente.

A Prefeitura informou ainda que a Estação Livre, antiga rodoviária urbana, receberá coberturas laterais respeitando a arquitetura original do imóvel para garantir conforto, proteção e segurança aos usuários do transporte público. No entorno, serão construídas passagens de pedestres e muretas de proteção.

Mobilidade

Para favorecer a mobilidade urbana, será implantada uma ciclovia às margens do Rio Bengalas, ligando os bairros Duas Pedras ao Paissandu. Um trecho entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino, onde já há previsão de espaço para circulação de bicicletas, receberá sinalização. Um terceiro trecho de ciclovia, entre o Paissandu e a Praça 1° de Maio, em Olaria, não será executado neste momento mas está no projeto original de circulação para ciclos.

Ainda neste segmento de mobilidade, a Prefeitura anunciou que pretende tirar do papel o projeto da Avenida Brasil, via paralela à Avenida Governador Roberto Silveira, em Conselheiro Paulino. Serão construídas duas pontes sobre o Rio Bengalas: uma em frente à Upa e a outra em frente à Subprefeitura de Conselheiro, no Prado. O asfaltamento de todo esse trecho inicial da Avenida Brasil depende do Governo Estadual concluir a obra da ponte de pedestres na altura do Colégio Rui Barbosa.

Esporte

Em Olaria, uma das áreas mais populosas da cidade, será construída uma praça com vários equipamentos de esporte, cultura e lazer. O espaço terá um parquinho infantil, um anfiteatro, um pequeno auditório e ambiente de esportes. Esta praça ocupará o antigo pátio de estacionamento da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana.

Por fim, o prefeito anunciou a reforma de quadras de esportes em várias localidades de Nova Friburgo. Estão incluídos os ginásios de Conselheiro Paulino, Duas Pedras, Olaria, Cordoeira, e as quadras de Lumiar, Olaria (casas populares), Mc Niven, Vila Amélia, São Geraldo, Tiradentes (Amparo) e Campo do Coelho. Com isso, a população poderá ter um ganho real na prática esportiva.

Espaços Públicos

No quesito espaços públicos, a Praça do Suspiro também foi contemplada neste pacote com uma expansão englobando o terreno entre a esquina da Rua General Osório e a sede do Tiro de Guerra. O objetivo desta iniciativa é valorizar um dos principais pontos de acolhimento de turistas no Centro da cidade.