Por que táxis podem rodar com bandeira 2 no mês de dezembro em Nova Friburgo?
Confira os motivos que levam a uma tarifa diferenciada no último mês do ano na serra fluminense

Como é costume durante todo o mês de dezembro, os táxis, na cidade de Nova Friburgo, começaram a operar em bandeira 2 com tarifas acima do valor normal. Mas o que muitos se perguntam é: qual a importância e os motivos que levam a categoria a adotar a medida?
No município da serra fluminense, a medida é avalizada pela lei 4.360 de 2014 que regulamenta o serviço de táxi. O artigo 40 da norma diz que “a tarifa será dividida em duas, sendo a “bandeira um” cobrada do horário das 6h às 19h59 e a “bandeira dois” no horário das 20h às 05h59 sábados; domingos, durante o mês de dezembro e nos feriados.”
Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Nova Friburgo, Rodrigo Darriux, a adoção da bandeira 2 é a oportunidade de um ganho extra, uma espécie do 13º da categoria.
“A lei municipal dá base para a adoção desta medida e a tarifa sempre foi tida como um 13º da categoria. Talvez, neste ano, por conta, da entrada da concorrência de transportes por aplicativos, muitos não vão adotar tal expediente”, declara.
O taxista Rones Nogueira corrobora a opinião do presidente do Sindicato.
“A importância para categoria é que conseguimos como todo o trabalhador de carteira assinada tem, ter um décimo terceiro”, destaca.
Entretanto, apesar do relato do presidente do Sindicato, existem taxistas adotando a medida, como relata o taxista Claudinei da Silva, que atende no ponto da Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade.
“Funciona como auxílio na renda, apesar de que com a concorrência, a procura não possui aumento. Mas, mesmo assim, a população e os turistas entendem esta alteração na tarifa”, afirma.
O representante da categoria Pablo Klein alerta que a tarifa 20% mais cara acaba afastando alguns usuários, ainda mais com a entrada do serviço do transporte por aplicativo na cidade.
Tarifas
Segundo o parágrafo único da Lei 4.360 de 2014, são consideradas adicionais as seguintes tarifas: bandeirada, hora parada e adicional de volume.
Tarifa de bandeirada é o valor cobrado correspondente ao primeiro quilômetro rodado, considerado indivisível e marcado adiantadamente. Já a tarifa de adicional de volume é aquela cobrada pelo taxista nos casos em que a bagagem do passageiro exceda a dimensão de 30cm x 60cm, podendo neste caso ser cobrado valor correspondente ao quilômetro rodado da tarifa 1 por volume nestas condições.