Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Perigo nas ruas: pedestres sofrem acidentes em calçadas esburacadas de Nova Friburgo

Lei municipal tem regras que buscam acessibilidade e mobilidade urbana, mas moradores reclamam das condições em diferentes lugares

Por Kessia Coutinho
01/04/22 - 10:43
Perigo nas ruas: pedestres sofrem acidentes em calçadas esburacadas de Nova Friburgo Ruas do centro da cidade estão abandonadas | Foto: Kessia Coutinho

Quem passa pelas ruas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se depara com as péssimas condições das calçadas em diversos locais. Alguns moradores da cidade relatam, inclusive, que já sofreram acidentes nas ruas da cidade.

Os buracos estão por todas as partes. Acessos apresentam problemas, como piso desnivelado, concreto rachado, blocos soltos e buracos.

Segundo as leis de trânsito, o pedestre tem que andar pelas calçadas, mas o acesso é tão difícil, que é preciso desviar pela rua.

“Eu estava passando embaixo do viaduto, em direção ao Centro, e passei pela rua onde acontece a feira. Essa rua é cheia de buracos. Eu estava passando e tinha um carro parado na calçada, eu tive que desviar e acabei caindo dentro do buraco. Aí, eu machuquei o braço, meu cotovelo, a perna, que ainda está machucada. E nesta semana, novamente, cai em um buraco em uma rua nas Braunes. Tudo isso em pouco mais de um mês,” conta uma moradora da cidade, que prefere não se identificar.

Moradora se machuca após cair por causa de buraco Moradora se machuca após cair por causa de buraco | Foto: Reprodução/moradora

Outros moradores, como é o caso da estudante Vitória Bittencourt, também afirmam que já caíram e se machucaram, várias vezes, por causa dos perigos espalhados pelos acessos em Friburgo.

"Já torci meu pé algumas vezes nas calçadas da cidade. Uma delas, foi saindo da academia. Pisei em um buraco que estava aberto na calçada e acabei 'virando o pé'. Em outro caso, próximo à minha casa em São Geraldo, acabei pisando em um outro buraco na calçada. Meu pé ficou bastante inchado e dolorido por dias," explica Vitória.

Em vários locais, por exemplo, é possível notar irregularidades no piso, como a falta de parte do calçamento. Situação que acaba virando um obstáculo, principalmente para os mais idosos.

Calçada esburacada no centro da cidadeCalçada esburacada no centro da cidade | Foto: Kessia Coutinho

Questionada sobra a falta de manutenção nas vias, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que existe uma lei municipal que responsabiliza os proprietários das lojas ou prédios pelos reparos das calçadas e que tudo deve estar dentro das normas.

“Qualquer intervenção em calçadas, seja em obras públicas ou privadas, deverá seguir o manual 'Calçada Legal', desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com o objetivo de criar regras para a construção de calçadas, determinações sobre a textura dos pisos, largura máxima e mínima dos passeios, inclinação e local adequado para instalação de rampas de acesso, faixas de pedestres, uso de pisos táteis, canteiros, entre outros.”

Ainda segundo a prefeitura, esse “Manual Técnico de Calçadas" tem como objetivo de padronizar, e estimular a qualidade do espaço público, deixando-os mais acessíveis, seguros e livres de barreiras para todos os cidadãos. Essas normas, ainda segundo o município, também estabelece critérios e parâmetros técnicos acerca das condições de acessibilidade a serem observados como o projeto, construção ou reforma das calçadas, passeios e vias exclusivas de pedestres.

'Manual Calçada Legal' com normas para calçadas em Nova Friburgo 'Manual Calçada Legal' com normas para calçadas em Nova Friburgo | Arte: Reprodução/Manual Calçada Legal

Mas cadê as fiscalizações?

Mesmo com todas essas regras, alguns responsáveis pelas suas calçadas não fazem o dever de casa para manter os espaços adequados e dentro dos padrões.

Sobre as fiscalizações, a Prefeitura de Nova Friburgo afirma que são feitas inspeções das obras e vias nos espaços da cidade para evitar que as ruas fiquem fora do padrão do manual.

"Esse controle é feito no momento em que os projetos são apresentados à prefeitura para serem aprovados. Intervenções irregulares também são fiscalizadas de acordo com a demanda, mediante denúncia no setor de protocolo."

Trechos de calçadas das ruas centrais estão totalmente irregulares Trechos de calçadas das ruas centrais estão totalmente irregulares | Foto: Kessia Coutinho

É necessário então que os moradores comuniquem ao município as irregularidades encontradas pelo caminho. Denúncias devem ser feitas no Setor de Protocolos da prefeitura e outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (22) 2525-9100.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.