MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ossada de golfinho encontrada em Cabo Frio chega ao Museu Nacional e vira objeto de estudos

Esqueleto está em análise e depois deverá ser exposto ou mantido apenas na coleção de pesquisa

Por Rômullo Espíndola
30/03/23 - 12:08
Ossada de golfinho encontrada em Cabo Frio chega ao Museu Nacional e vira objeto de estudos Ossada do animal tem aproximadamente dois metros | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ossada de um golfinho encontrada na Ilha Comprida, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na última semana, virou objeto de estudos do Museu Nacional, na capital fluminense.

De acordo com a equipe do museu, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o esqueleto está em análise para que então haja a decisão quanto ao seu encaminhamento, se vai ser exposto ou apenas mantido para pesquisa.

"O esqueleto será limpo, medido, utilizado em estudos genéticos e escaneado para integrar o banco de imagens da coleção de mamíferos do Museu Nacional", disse a assessoria do museu.

Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil | Foto: Divulgação/Museu Nacional

Ainda de acordo com a equipe do Museu Nacional, após essa etapa, ele poderá integrar as novas exposições, mas isso ainda "vai depender das definições do circuito expositivo".

Os primeiros estudos feitos com a ossada já trouxeram algumas informações. Segundo os pesquisadores, trata-se de um animal adulto do gênero Tursiops, de sexo não definido.

Museu Nacional

É a mais antiga instituição científica do Brasil que, até setembro de 2018, estava entre os maiores museus de história natural e de antropologia das Américas, até ser destruído por um grande incêndio.

O espaço está localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, estando instalado no Palácio de São Cristóvão.

A boa notícia é que o prédio passa por uma ampla reconstrução. Um planejamento indicava que a sua reabertura seria em 2027, mas esse prazo foi encurtado.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, que participou de uma vistoria às obras, no mês passado, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o museu deve voltar ser aberto para o público no primeiro semestre de 2026.

O custo das obras é de R$ 445 milhões.

A ossada do golfinho foi encontrada por pescadores no último sábado, dia 25, na Ilha Comprida, em Cabo Frio.

O esqueleto foi recolhido para a base da Guarda Marítima e Ambiental.

Após consultar alguns pesquisadores, a guarda decidiu que o destino da ossada do animal, de aproximadamente dois metros, deveria ser o Museu Nacional do Rio.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.