MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onda de calor atinge cidades das regiões Serrana e dos Lagos neste último fim de semana de verão

Alerta do Inmet indica para temperatura 5ºC acima da média a partir desta sexta-feira, 15

Por Alice Wandrofski
15/03/24 - 14:11
Onda de calor atinge cidades das regiões Serrana e dos Lagos neste último fim de semana de verão Termômetro na Ponte da Saudade, em Friburgo, registra 31ºC no início da tarde desta sexta-feira,15 | Foto: Alice Wandrofski

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado para uma onda de calor em parte do Brasil, incluindo as regiões Serrana e dos Lagos do Rio, nestes últimos dias de verão.

O alerta amarelo do Inmet aponta para um perigo potencial de temperatura 5ºC acima da média. A previsão tem início na tarde desta sexta-feira, 15, e segue até domingo, 17.

Segundo o órgão, essas altas temperaturas podem gerar riscos à saúde.

O meteorologista do Inmet/RJ, Thiago Sousa, falou ao Portal Multiplix sobre o que provoca essa onda de calor:

O responsável é um sistema de alta pressão atmosférica, que funciona como uma espécie de “tampão”, fazendo com que o ar desça e se aqueça, criando condições propícias para que as temperaturas se elevem, além de impedir a passagem de frentes frias que trariam alívio, contribuindo para a duração prolongada da onda de calor.

Para ser considerado como onda de calor, esse fenômeno precisa ocorrer por pelo menos dois dias seguidos, em um período prolongado de calor intenso e em uma área abrangente.

As altas temperaturas marcam o fim deste verão, já que o outono começa oficialmente na próxima quarta-feira, 20, a partir de 0h06.

Previsão para o interior do Rio

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a máxima pode chegar a 31ºC nesta sexta-feira, 15, e no sábado, 16. No domingo, 17, a temperatura máxima fica em 32ºC. A previsão é de sol com nuvens durante os três dias.

Já em Cabo Frio, na Região dos Lagos, as temperaturas previstas para o fim de semana vão aumentar a cada dia. Nesta sexta, 15, a máxima pode registrar 32ºC, no sábado, 16, 33ºC e no domingo fica em 34ºC. Os dias também serão de sol com algumas nuvens nas cidades do litoral.

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Prefeitura de Arraial do Cabo divulgou um alerta para o calor excessivo até domingo, dia 17.

Segundo o Inmet, a temperatura no município pode chegar a 34ºC ainda nesta sexta. No sábado, os termômetros marcam até 35ºC e no domingo, 36ºC,

Outras cidades do interior do estado, como Bom Jardim, Teresópolis e Araruama também podem registrar altas temperaturas devido a essa onda de calor.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.