MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O verão chega nesta terça! O que esperar da estação mais quente do ano?

Confira a previsão do Inmet para o Sudeste e para a Região Serrana do RJ nos próximos meses

Por Matheus Oliveira
21/12/21 - 09:13
 O verão chega nesta terça! O que esperar da estação mais quente do ano? Temperaturas devem ficar acima da média durante o verão no estado do Rio | Foto: Acervo/Joao Luccas Oliveira

"Vem chegando o verão! O calor no coração!" Como lembra a canção Uma Noite e Meia de Marina Lima, a estação mais quente do ano começa nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, às 12h59 (horário de Brasília) em todo o hemisfério sul. E o que podemos esperar do verão de 2022?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo.

Nesta estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país. Assim, nos próximos meses, poderemos ter chuva forte acompanhada de queda de granizo e ventos de moderada à forte intensidade, além de descargas elétricas.

Na região Sudeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

“Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem grande importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, além de ajudar a repor os níveis de reservatórios de água e manter os níveis satisfatórios”, informou o Inmet.

Começo do verão deve ter chuva abaixo da média no estado do RJ e calor mais intenso Começo do verão deve ter chuva abaixo da média no estado do RJ e calor mais intenso | Foto: Bernardo Fonseca

Para a Região Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média em São Paulo e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, como no estado do Rio de Janeiro, os modelos apontam para acumulados de chuva abaixo da média, com possibilidade de ocorrência de chuvas mais intensas no final do primeiro trimestre do ano que vem.

Temperaturas na serra

Segundo a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, o local que terá temperaturas mais frias durante o verão na Região Serrana será o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), com médias entre 15,2ºC e 21,5ºC.

Já o local mais quente da serra deverá ser a cidade de Carmo, com médias entre 30,6°C a 33,3 °C, de acordo com a especialista.

“Segundo os modelos numéricos para o próximo verão, as chuvas devem ser mais fortes a partir de meados de fevereiro”, afirmou Marlene.

De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média durante a estação em municípios da serra fluminense. O verão tem seu fim no dia 20 de março de 2022.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.