MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que muda no Cão Sentado após o decreto de monumento natural?

De acordo com a prefeitura, título de um dos principais cartões postais de Nova Friburgo deve ajudar município a aumentar a arrecadação por meio do ICMS ecológico, além de trazer outros benefícios

Por Raphael Branco
31/01/20 - 11:26
O que muda no Cão Sentado após o decreto de monumento natural? Pedra do Cão Sentado, em Nova Friburgo, possui uma formação de 111 metros de altura que lembra um cão de guarda | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Depois de uma audiência pública e um estudo técnico, a Pedra do Cão Sentado, um dos principais cartões postais de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se tornou oficialmente Monumento Natural Municipal através de decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico no dia 10 de janeiro. O objetivo é transformar a área em unidade de preservação e garantir a conservação do parque.

Com isso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, torna o parque natural numa unidade de preservação que será alvo de ações voltadas para a conservação da Mata Atlântica do local.

Planejamentos para o parque

Ainda em fase de planejamento, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável planeja realizar convênios, concessões (através de licitações), e termos de cooperação para instituições privadas e públicas para a promoção, preservação, conservação, proteção e recuperação do ecossistema do parque.

Dessa forma, Nova Friburgo pode arrecadar recursos federais através do ICMS Ecológico, como afirma o subsecretário de Preservação, Licenciamento, Monitoramento e Controle Ambiental, Vicente Cereja.

“Uma unidade de conservação gera pontos para o ICMS Ecológico, onde o município tem o repasse em que um percentual do ICMS é verde, ou seja, ele deve ser utilizado em propostas e estudos para essas áreas”, afirma.

Também será atribuído um novo gestor para o parque ecológico do Cão Sentado, que fará a ponte entre a administração pública e a sociedade civil. “A função dele vai ser garantir que os planejamentos feitos entre a administração pública e a empresa ganhadora da licitação, sejam realizados”, comenta Vicente Cereja.

Atual gestão do parque

O atual gestor do Parque Ecológico do Cão Sentado é o empresário Ronaldo Amorim, que está na função desde junho de 2003. Na época em que Ronaldo entrou na administração do local, o parque estava abandonado e, a partir daí, foram feitas mudanças e novos atrativos foram construídos.

“Conseguimos fazer a lanchonete, os banheiros, trazer água potável, aumentei o lago, fiz as escadas que não existiam, os canteiros e jardins. Nós levamos 4 meses de trabalho, aqui”, afirma.

Em 2011, ele também se lembra dos prejuízos causados pelas chuvas na Região Serrana.

“A enchente destruiu o parque inteiro, deu dois metros e vinte de água. Acabou com o nosso restaurante, levou os pedalinhos e até mesmos peixes. Nós tivemos que refazer o parque”, comenta.

Sobre o novo gestor do parque, Ronaldo afirma que a Secretaria de Meio Ambiente ainda não se reuniu com ele para dar detalhes do projeto. “Eu estou há quase 17 anos aqui, dediquei minha vida e investi o meu dinheiro, e de repente querem colocar outra pessoa. Colocaram nos jornais e no Diário Oficial, mas ninguém me ligou”, ele diz.

Sobre a Pedra do Cão Sentado

A Pedra do Cão Sentado é localizada em uma área de 65 mil metros quadrados e possui uma pequena porção de preservação da Mata Atlântica, sendo um dos pontos turísticos da cidade, considerado também o símbolo do município. O monumento que fica na estrada RJ-116, possui uma formação rochosa que lembra um cão de guarda com 111 metros de altura.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.