MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nuvem sobre Ilha do Farol, em Arraial do Cabo, vira objeto de estudo pela UFRJ

Fenômeno que atravessa gerações, já derrubou planos do Império Brasileiro

Por Redação Multiplix
06/03/23 - 10:53

Uma nuvem situada na Ilha do Farol, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, despertou a curiosidade de uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O fenômeno que atravessa gerações atrapalhou os planos do Império Brasileiro, em 1836, época da construção do Farol Velho, estrutura que permanece até hoje no local.

De acordo com os relatos históricos, a nuvem ficava na frente do feixe de luz, impedindo a visibilidade dos navegantes, o que resultou em muitos naufrágios.

Este fato ganhou repercussão por meio das reportagens da jornalista Fabiana Lima, que decidiu entender melhor o seu funcionamento por meio da meteorologia e acabou descobrindo vários episódios históricos. Ela levou o tema para o campo acadêmico, como objeto de monografia do curso de Clima e Energia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em parceria com a UFRJ.

Estudos da Marinha apontam que quando a nuvem está presente é sinal de ausência de interferências na atmosfera, ou seja, de que dia será ensolarado.

Este sinal pode indicar que ela atua como um “radar natural” para a região.

Confira na reportagem!

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.