MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo terá Festa da Cerejeira nos dias 20 e 21 de julho

Tradicional evento da colônia japonesa visa a contemplação da sakura (cerejeira em flor)

Por Matheus Oliveira
11/07/19 - 13:07
Nova Friburgo terá Festa da Cerejeira nos dias 20 e 21 de julho Festa da Cerejeira, tradicional na Região Serrana no Rio, é uma imersão na cultura japonesa | Foto: Divulgação

Reviver uma tradição da cultura oriental, fugindo da correria do dia a dia e reunindo a família em torno da contemplação da flor da cerejeira. Essa é a razão de ser da Festa da Cerejeira de Nova Friburgo, que, neste ano, ocorre nos dias 20 e 21 de julho, das 10h às 16h.

O tradicional evento da colônia japonesa será realizado no sítio da família Matsuoka, em Florândia da Serra, a 4 km da localidade de Conquista, na zona rural do município. A entrada custará R$ 10 por pessoa.

A Festa da Cerejeira é inspirada nas festividades para a contemplação da sakura (cerejeira em flor) e baseada no Hanami (atividade que se dedica a contemplar as flores). Segundo uma lenda japonesa, uma princesa caiu do céu, próximo ao Monte Fuji (Ilha de Honshu) e se transformou na flor.

As cerejeiras florescem apenas uma vez por ano, quando as temperaturas sobem após uma grande onda de frio. No Japão, essa floração acontece geralmente entre os meses de março e maio.

De acordo com um dos organizadores do evento, Peter Nagatsuka, em razão da passagem de uma massa de ar polar pela Região Serrana, na última semana, o evento foi antecipado.

Antecipamos o evento em uma semana em razão da passagem de uma massa de ar frio pela nossa região. Esta é uma tradição japonesa que acontece em todas as cidades que possuem a flor (da cerejeira). O objetivo é sair da correria e estresse do dia a dia, poder ter um tempo com a família e com amigos, apreciando a floração da árvore.

Ainda de acordo com Peter, na festa deste ano haverá apresentação de um grupo friburguense que toca taiko (espécie de tambor japonês). Também serão servidos pratos típicos da culinária oriental como yakisoba, sushi, sashimi e tempurá.

As linhas de ônibus urbanos do centro até a proximidade da festa são: Barracão dos Mendes, Salinas, São Lourenço e Faz. Rio Grande/Florândia da Serra. A organização oferecerá bancos e mesas, mas, para quem deseja percorrer toda a área do sítio, recomenda-se levar seu próprio equipamento (cadeira, mesa, banquinho, esteira, toalha, etc.).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.