MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo tem protesto contra o encerramento das operações da NovaFaol

Funcionários da empresa pedem a manutenção dos empregos; prefeitura diz que manifestação é orquestrada pela própria concessionária de ônibus

Por Redação Multiplix
26/04/21 - 14:32 | Atualizada em 26/04/21 - 14:59

Diante do anúncio de que a NovaFaol – empresa que presta o serviço de transporte público em Nova Friburgo – deixará de operar no município, funcionários da empresa realizaram um protesto nesta segunda, 26.

Carregando faixas, os manifestantes marcharam pelo entorno da praça Getúlio Vargas, passando pela avenida Alberto Braune até a frente da prefeitura. A Polícia Militar acompanhou a manifestação, que ocorreu de forma pacífica.

A NovaFaol emprega mais de 500 funcionários. Eles temem perder o emprego com o eventual encerramento das operações da companhia na cidade.

Em uma faixa, estava escrito "Sr. Prefeito, você será responsabilizado por uma demissão em massa em nossa cidade". Os trabalhadores querem uma solução para o impasse do transporte público e a preservação dos empregos.

De forma enfileirada em uma das pistas, motoristas da NovaFaol também guiaram ônibus durante o ato. Cartazes foram afixados na frente e nas laterais de alguns veículos.

A reportagem do Portal Multiplix conversou com o diretor da empresa, Alexandre Colonese, que negou que a presença de coletivos da NovaFaol durante o ato tenha prejudicado a circulação das linhas de ônibus na cidade.

Ainda de acordo com o diretor da NovaFaol, a empresa não tinha conhecimento do ato, que foi organizado inteiramente pelo Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Nova Friburgo.

O que diz a prefeitura

Confira abaixo a íntegra da nota enviada pela prefeitura ao Portal Multiplix.

"A Prefeitura de Nova Friburgo entende que não é uma manifestação legítima dos funcionários, tanto que estão usando bens patrimoniais da concessionária. Logo, fica claro que essa é uma manifestação orquestrada pela própria empresa e não dos funcionários, visto que em passado recente cerca de 500 funcionários foram demitidos sem qualquer posicionamento dos funcionários ou do próprio sindicato. O município responsabilizará a empresa pelo tumulto causado na cidade nesta manhã. No mais, tendo em vista a experiência dos funcionários em operar o transporte público em Nova Friburgo, deverá a empresa vencedora absorver grande parte do quadro funcional, podendo inclusive ser a própria Nova FAOL a vencedora caso apresente a melhor proposta.

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana informou que agentes de trânsito e Guardas Civis Municipais estavam nas ruas orientando o tráfego para reduzir os impactos do protesto no trânsito.

Sobre a contratação de empresa para prestação do serviço, após esgotar as possibilidades de propostas à atual prestadora do serviço, respeitando os limites impostos pelo contexto orçamentário atual, o prefeito Johnny Maycon assumiu o compromisso com a população de que o município de Nova Friburgo não ficará desamparado no que se refere ao transporte coletivo. O Executivo municipal tem plena consciência a respeito dos desafios e das prioridades do momento, e trabalha com afinco nos bastidores para assegurar a continuidade do serviço, sem abrir mão do necessário respeito ao erário e aos interesses coletivos."

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.