MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Noite de segunda é marcada por tempestade de raios em Nova Friburgo

Foram 370 descargas atmosféricas só no período entre 16h e 21h, segundo a concessionária de energia elétrica

Por Matheus Oliveira
26/02/19 - 12:03
Noite de segunda é marcada por tempestade de raios em Nova Friburgo Raios riscaram o céu de Nova Friburgo na noite da última segunda-feira | Foto: Carlos Mafort/Arquivo pessoal

Quem assistiu aos filmes do personagem Thor nos cinemas sabe que uma das armas do Deus do Trovão são os raios. E, na noite da última segunda-feira, dia 25 de fevereiro, cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro pareciam estar em um filme do vingador, visto a tempestade elétrica que incidiu sobre esses municípios. Em Nova Friburgo, de acordo com a concessionária de energia elétrica Energisa, foram registrados aproximadamente 370 descargas atmosféricas só no período entre 16h e 21h. O pico foi entre 17h30 e 17h45, com 155 raios.

O fotógrafo friburguense Carlos Mafort, assim como em outras ocasiões, saiu de casa para registrar a tempestade elétrica.

“Desde criança, eu sempre gostei de ver raios e sempre fiquei fascinado com eles. Em várias outras oportunidades saí de casa, mas não consegui fotografá-los. A única vez que consegui fazer esses registros, havia sido em outubro de 2014. Nesta segunda, assim que percebi a tempestade de raios, saí de casa e procurei vários locais para tentar fazer estas fotos, mas não consegui. Precisava de um lugar limpo, sem casas e, principalmente sem fios, algo que tem muito em Nova Friburgo. Encontrei um dos locais mais altos do Prado, no distrito de Conselheiro Paulino, para realizar estas fotos.”, relata Mafort.

Carlos diz que enfrentou o medo e os riscos da ventania e dos próprios raios. “Vi gente correndo para chegar em casa e pensei: sou maluco de estar fazendo isso, mas a adrenalina e a vontade de registrar pesaram mais e enfrentei os riscos. A sensação foi de dever cumprido, queria registrar a amplitude do momento e consegui.”, conclui.

Tempestade elétrica gerou um misto de fascínio e medo nos moradores locaisTempestade elétrica gerou um misto de fascínio e medo nos moradores locais | Foto: Carlos Mafort/Arquivo pessoal

Já o estudante Paulo Roberto, de 22 anos, destaca que não teve medo de tirar fotos e classificou como incrível os raios no céu de Nova Friburgo.

“O céu estava cheio de raios desde o momento em que saí do meu trabalho, por volta das 18h. Conforme foi escurecendo, os raios tornaram-se mais nítidos. Depois de cerca de uma hora, quando cheguei em casa, em Conselheiro, os raios continuaram. Então decidi tirar algumas fotos. Não tive medo. Eu só queria capturar aquela imagem no céu que, particularmente, acho incrível.”, afirma.

O que causou o fenômeno?

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Almerino Marinho, informou que este fenômeno costuma acontecer no verão em razão da formação de nuvens de tempestade.

“Esses raios surgem através da formação de nuvens “Cumulonimbus”, que são chuvas de tempestade e que os descarregam. Na noite de ontem, uma grande quantidade de nuvens se aglomerou e resultou nesta tempestade elétrica. Este fenômeno ocorre mais comumente no verão.”, ressalta o especialista.

Quantidade de descargas atmosféricas chamou a atenção na serra fluminense Quantidade de descargas atmosféricas chamou a atenção na serra fluminense | Foto: Carlos Mafort/Arquivo pessoal


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.