MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Município de Bom Jardim, na Região Serrana, faz aniversário de 126 anos

A comemoração será animada por blocos e bandas de marchinhas de carnaval

Por Sara Schuabb
04/03/19 - 09:38
Município de Bom Jardim, na Região Serrana, faz aniversário de 126 anos Em 5 de março de 1893, Bom Jardim emancipava-se de Nova Friburgo. A região é conhecida pela lavoura de café desde o século XIX | Foto: João Luccas Oliveira

O município de Bom Jardim, localizado na Região Serrana do Rio, a cerca de 20 km de Nova Friburgo e a 154 km da capital do estado, fará 126 anos nesta terça-feira, 5 de março. Segundo a Secretaria de Turismo, para comemorar a data, será celebrada uma missa especial na catedral Nossa Senhora da Conceição, às 8h, e haverá hasteamento da bandeira com apresentação das bandas sinfônicas da cidade, às 10h. E a partir da tarde está prevista uma programação de Carnaval com o bloco infantil Jeguinho Elétrico, às 15h; banho de espuma, às 17h; Banda das Marchinhas, às 18h; Bloco das Malas , a partir das 21h; DJ Kokada, às 22h e Bloco Empurra que Pega, às 23h. No final da noite o fechamento da festa será com a apresentação da Banda Bloco Empolga às 9, à meia-noite.

Bom Jardim possui uma área de 384,98 Km2 e tem 27.269 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do distrito sede, é integrado por São José do Ribeirão (2º distrito), Banquete (3º distrito) e Barra Alegre (4º distrito), que fazem divisa com Nova Friburgo.

A História de Bom Jardim

De acordo com a prefeitura, Bom Jardim foi criado através da Lei Estadual 37 de 17 de dezembro de 1892, porém sua instalação foi instituída oficialmente em cinco de março de 1893. A ocupação das terras está diretamente ligada à ocupação das terras de Cantagalo. Nos finais do século XVIII e no início do século XIX, a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação.

Várias sesmarias foram solicitadas nas margens do Rio Grande onde, hoje, localiza-se o município de Bom Jardim. Em 1819, já com a família Real do Brasil, foi instalada uma colônia suíça (Ballonecker, Marchon, Bohrer, Marfurt, Bercot, Monnerat) a apenas quatro léguas da atual sede do município e, em 1824, uma colônia de alemães (Brust, Emerich, Erthal, Heckert, Miller, Shotte). Sua colonização também foi influenciada por italianos, (Lattanzi, Capozzi, Zappaterra, Spisani, Moretti,Cariello, Guzzo, Pecci), franceses (Bittencourt), portugueses (Ornellas, Teixeira, Abreu, Corrêa, Rocha, Silveira, Dias) e libaneses (Tuffi, Abdalla).

Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província fluminense, Cantagalo tornou-se um grande polo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e também passou a ser produtor cafeeiro. A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão, atualmente o 2º distrito de Bom Jardim, foi elevada à categoria de freguesia do município de Nova Friburgo.

Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim. Em torno da estação desenvolveu-se um povoado que, em 1886, foi elevado à categoria de distrito policial do município de Cantagalo. Com a Proclamação da República, a freguesia de São José do Ribeirão foi transformada em município através do decreto nº 280 de 06 de julho de 1891. Porém, com a promulgação da Constituição Estadual, no dia 09 de abril de 1892, que criou novos critérios para a existência de municípios, foram extintos 14 municípios, entre eles São José do Ribeirão.

Entretanto, o distrito policial de Bom Jardim, juntamente com a freguesia de São José do Ribeirão, atendia os critérios para a existência de um município. Assim, em 17 de dezembro de 1892, através da lei nº 37, foi restabelecido o município de São José do Ribeirão com o nome de Bom Jardim e a sede na estação do mesmo nome.

Porém, subordinado a Nova Friburgo, vindo a emancipar-se em 5 de março de 1893. No dia 31 de dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056, o município passou a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de junho de 1947, quando uma nova lei estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim, que continua até hoje.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.