MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mudanças climáticas: dicas para enfrentar este desafio

Estamos experimentando, concretamente no dia a dia, as mudanças que estão progressivamente ocorrendo no clima em escala global e local, onde ondas de calor, secas e chuvas torrenciais se manifestam com mais intensidade e volume do que no passado. O Papa Francisco tem insistido que as mudanças deste bem comum, que é o clima, não podem mais ser questionada com argumentos negacionistas, sobretudo diante das fortes evidências que estamos experimentando em nossos países e cidades. Nossos espaços urbanos não estão preparados para enfrentar a força e a frequência desses extremos climáticos. Infelizmente, as políticas públicas estão sendo negligentes, quando não investem na criação de mecanismos mitigatórios para enfrentar estas mudanças, que certamente trará consequências sérias para todos, sobretudo, para as populações mais pobres e vulneráveis de nossas cidades.

Pensando neste grande desafio, algumas instituições, como as Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, organizaram um documento, onde no final aparecem algumas dicas que podem ajudar, principalmente as pessoas que possuem alguns problemas de saúde. Para enfrentar as mudanças do clima, ajuda usar menos o carro, comer menos carne, participar de hortas comunitárias, reduzir o consumo de bens e serviços não essenciais, e procurar cobrar dos governantes a implementação de programas de combate à mudança do clima. Para reduzir a exposição a eventos relacionados ao clima, como calor, raios solares e umidade, faz-se necessário abrir as janelas de manhã cedo e à noite para que o ar circule, fechar as cortinas assim que o sol nascer, fechar as janelas se estiver mais quente fora do que dentro; beber bastante água, usar roupas leves e de cores claras, borrifar água na pele ou usar hidratante, tomar banhos frios, sobretudo antes de dormir, comer alimentos leves, saladas e frutas, usar ventilador quando a umidade estiver baixa, aplicar protetor solar quando sair de casa, à noite aplicar repelentes contra mosquitos, cobrir a cabeça ou usar óculos escuros quando sair ao sol, evitar atividades físicas durante as horas de maior calor e cobrir bem as caixas d’água. Se houver furacões ou fortes tempestades, evitar áreas de risco, reforçar portas e janelas, procurar o cômodo mais seguro em sua casa, mantenha sempre em casa um kit de emergência e os números de telefones de socorro, desligar gás, água e chave geral e avisar as pessoas vizinhas que estão mais expostas. Se ocorrerem inundações, evitar áreas de alagamentos e de riscos; evitar áreas de riscos, não beber e nem usar água de enchente, não dirigir durante as chuvas fortes. Em situação de seca, não desperdice água e procure guardar uma reserva para cozinhar, beber e tomar banho. Nas ondas de calor, procure beber bastante água, evite sair ao sol ou praticar exercício ao ar livre, usar roupas leves e comer alimentos menos gordurosos.

Que estas dicas possam ser compartilhadas e divulgadas em nossas comunidades e famílias, pois são gestos solidários preventivos que podem ajudar tantas pessoas neste contexto de mudanças no clima em que vivemos.


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.