MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPRJ firma acordo com Cachoeiras de Macacu para recuperar serviço público municipal

Veja os principais pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo órgão fiscalizador e prefeitura

Por Redação Multiplix
11/10/19 - 11:12
MPRJ firma acordo com Cachoeiras de Macacu para recuperar serviço público municipal Prefeitura de Cachoeiras vai ter que se adequar a diversas normas para restaurar o funcionalismo público | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, firmou, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o município de Cachoeiras de Macacu, para a adoção de medidas estruturantes no âmbito da administração pública.

O objetivo principal para o documento ser assinado foi devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município para cumprir com seus compromissos.

Para que o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), o MPT e o Grupo de Trabalho criado por meio do TAC possam desenvolver análise técnica sobre a situação financeira do município, por exemplo, a prefeitura se compromete a disponibilizar acesso irrestrito a todos os dados e planejamentos de pagamento e recebimentos de receitas.

Entre as ações que deverão ser adotadas pela prefeitura para viabilizar a reestruturação do serviço público municipal, estão o levantamento das necessidades de pessoal, a realização de concurso público e a proposição de políticas públicas que incrementem a arrecadação municipal.

Além disso, a prefeitura deverá adotar medidas efetivas de reestruturação de pessoal, com prioridade para a Procuradoria do Município, visando à composição de equipe que possa atender adequadamente a ofícios requisitórios de órgãos de controle, também implementando medidas para a adequação das suas despesas, conforme determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outras medidas que deverão ser tomadas pela gestão municipal são a emissão de relatórios, por parte de todas as secretarias e órgãos da administração indireta, com levantamento da realidade de cada órgão, a criação de Grupos de Trabalho setoriais para mediar acordos com servidores públicos em greve e a adoção de medidas de planejamento para a quitação salarial dos funcionários municipais, com o objetivo de manter, em curto prazo, a regularidade dos pagamentos de salários.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.