MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sensação na internet, bem-te-vi é um dos pássaros mais vistos na Região Serrana do Rio

Com seu canto único, ave cumpre importante papel no ecossistema e é protegida por lei

Por Bernardo Fonseca
17/08/21 - 14:02
Sensação na internet, bem-te-vi é um dos pássaros mais vistos na Região Serrana do Rio Um dos pássaros mais conhecidos do Brasil, bem-te-vi virou meme | Foto: Banco de Imagem

Um dos pássaros mais conhecidos do Brasil é o alvo da vez do povo da internet. A sensação dos últimos dias foi o meme do bem-te-vi. O canto característico dessa ave nativa do continente americano se espalhou pelo Twitter, Instagram e por uma enxurrada de vídeos editados, por toda a rede, como as das vinhetas de plantão da TV Globo e do Jornal Nacional, entre outras.

E o momento de fama desse passarinho, além de trazer boas risadas, pode contribuir para chamar atenção para a importância de preservá-lo.

A apreensão e a venda do bem-te-vi são proibidas, por tratar-se de um animal silvestre protegido por lei no Brasil, com pena prevista de detenção de seis meses a um ano e multa. A boa notícia é que o bem-te-vi está tão espalhado pelo país que não é considerada uma espécie ameaçada.

“É uma ave que se habituou a viver em áreas antropizadas (sob intervenção humana, como cidades), por isso é bem comum”, explica o biólogo Francis Leandro, presidente da ONG SOS Vida Silvestre, com sede em Cachoeiras de Macacu.

Mas, assim como outros pássaros, sofre quando preso em gaiolas. Só em 2021, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar já apreendeu 4.536 aves silvestres mantidas em cativeiro ilegalmente em todo o estado do Rio de Janeiro.

Por isso, o momento pode ser importante para deixar claro que o lugar de um pássaro, seja um bem-te-vi ou não, é livre e solto para voar pela natureza.

“Essas aves cumprem um importante papel no ecossistema, no controle de pragas, na dispersão de sementes, entre outras funções”, afirma o biólogo.

De acordo com o Comando de Polícia Ambiental, a única maneira de adquirir aves silvestres legalizadas é através de criadouros autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As denúncias de qualquer indício de crime ambiental relacionado a ave silvestre em cativeiro podem ser feitas através do Disque Denúncia Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 ou através do aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, sendo possível anexar fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. Para situações urgentes, também há a Central 190 da Polícia Militar.

Aves fazem o controle de pragas e a dispersão de sementes no meio ambienteAves fazem o controle de pragas e a dispersão de sementes no meio ambiente | Foto: Banco de Imagem

Curiosidades sobre o bem-te-vi

De acordo com o Invivo, que é um espaço virtual de caráter interativo e que mistura museu virtual e revista de divulgação científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o bem-te-vi possui este nome popular devido ao som que emite, especialmente ao amanhecer. Seu nome científico é Pitangus sulphuratus.

Embora sejam conhecidos por seu um pássaro de peito amarelo, é só depois de um tempo que ele fica com essa aparência. O dorso tem coloração parda e pode medir entre 20 e 25 centímetros. É encontrado em todas as regiões do continente americano.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.