MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Segundo livro comemorativo do Parque Montanhas de Teresópolis será lançado em agosto

Edição bilíngue vai reunir informações sobre 100 espécies de aves da área de conservação

Por Redação Multiplix
08/07/20 - 15:02
Segundo livro comemorativo do Parque Montanhas de Teresópolis será lançado em agosto Parque Natural Municipal Montanhas vai ganhar o segundo livro comemorativo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, completou 11 anos na segunda-feira, 6. Para celebrar a data, a unidade de conservação ambiental vai ganhar o segundo livro comemorativo no mês de agosto.

O livro "Admiraves – Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis" já está em fase final de diagramação. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

O primeiro livro comemorativo foi lançado no 10º aniversário do parque, em 2019. Já essa edição será bilíngue e vai reunir informações de 100 das 294 espécies de aves registradas na área do parque. As imagens que ilustram o livro foram feitas por fotógrafos conhecidos.

“No ano passado, o livro 'Montanhas de Teresópolis - Parque Municipal 10 anos' marcou uma década de existência, desta que é considerada a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense. Em 2020, a parceria com Feso e Unifeso continua no registro da riqueza natural do nosso Parque. Cercado por dois outros parques, um estadual e um federal, Teresópolis continua cumprindo a sua função em preservar o seu maior legado, a natureza”, disse o prefeito Vinicius Claussen.

O livro terá registros de espécies de beija-flor, gavião e coruja, além do tucano-de-bico-preto, do tucano-de-bico-verde, bacurau e também da ave mãe-da-lua.

“São sete autores, entre profissionais da secretaria e professores do Unifeso, com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. O primeiro capítulo fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas, em português e inglês. Existem ainda capítulos destinados à educação ambiental e com projeções futuras com foco no turismo de observação de aves”, contou Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente de Teresópolis.

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Livro terá registros de espécies que fazem parte da unidade de conservaçãoLivro terá registros de espécies que fazem parte da unidade de conservação | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O parque foi criado em 6 de julho de 2009 e abrange uma área de 4.397 hectares. Está parcialmente em alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Também faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

O local tem uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.