MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba como descartar entulhos, móveis e eletrodomésticos em Nova Friburgo

Município é responsável por recolher apenas o lixo domiciliar

Por Sara Schuabb
11/06/19 - 16:43
Saiba como descartar entulhos, móveis e eletrodomésticos em Nova Friburgo Descarte de entulhos e restos de obras, assim como móveis e eletrodomésticos, é de responsabilidade do dono | Foto: Banco de Imagem

Quando decidimos fazer reforma ou começar obra nem sempre pensamos em como faremos o descarte correto do lixo. Quando compramos novo eletrodoméstico de grande porte, como geladeira ou máquina de lavar, muitas vezes ficamos sem saber como descartar os antigos de forma correta, sem prejudicar o meio-ambiente.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo, o município tem a responsabilidade pela coleta de lixo domiciliar, apenas. Ou seja, descartes como resíduos de restos de obras, móveis, eletrodomésticos e similares devem ser feitos de forma legal pelos responsáveis.

A secretaria orienta a população a destinar os restos de obras, entulho, lixo comercial e industrial às empresas com licença ambiental para prestação desse serviço de forma particular. Em relação ao lixo industrial, existe uma legislação estadual que determina que as empresas fabricantes façam a coleta de bens inservíveis - a chamada logística reversa.

De acordo com empresa Disk Caçamba, que oferece o serviço de recolhimento de entulhos de obra, o serviço custa em torno de R$ 220,00. A caçamba permanece por três dia no local, o entulho é recolhido e depois é despejado no aterro sanitário da cidade – na Empresa Brasileira de Meio Ambienta – EBMA.

Em relação ao descarte de eletrodomésticos grandes, a opção é vender para o ferro velho. Em Nova Friburgo há um caminhão que passa semanalmente em alguns bairros da cidade e também há ferros velhos em Córrego D’antas e em Conselheiro, que compram objetos de metal e alumínio a R$ 0,20 o quilo.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, "o comércio e a indústria devem tratar o lixo de maneira especial, respeitando as legislações. Já a população poderia contribuir mais com o meio ambiente fazendo uma coleta seletiva, reduzindo a produção de resíduos e ainda colocando o lixo nas ruas próximo aos horários dos caminhões de coleta. O lixo residencial deve estar bem acondicionado. Usar os containers nos locais onde estão disponíveis e, em hipótese alguma, descartar os resíduos nos rios, terrenos baldios e locais inapropriados. Bem como jamais queimá-los”, orienta.

As denúncias de descarte irregular de resíduos devem ser feitas no protocolo da prefeitura na Alberto Braune, 225, Centro ou encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Av. Alberto Braune, 223, Centro (antiga rodoviária). Informações no: (22) 2525-9216. Algumas empresas que oferecem serviços que recolhem entulho: Disk-Caçamba - (22) 2523-7744 / Papa Entulho NF (22) 2522-6299. Ferro Velho em Córrego D’antas (22) 2522-2566.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.