MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto para transformar lodo em gás biocombustível e carvão vegetal é lançado em Arraial do Cabo

Entre as vantagens, a tecnologia vai beneficiar a agricultura, por meio da recuperação dos solos degradados

Por Redação Multiplix
24/03/22 - 11:52
Projeto para transformar lodo em gás biocombustível e carvão vegetal é lançado em Arraial Testes serão realizados na estação de Arraial do Cabo | Foto: Divulgação/Prolagos

O lodo decorrente do tratamento de esgoto doméstico terá um novo destino em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O material, que geralmente é descartado em aterros sanitários, será transformado em uma substância que poderá ser reutilizada como gás biocombustível e carvão vegetal. Esse novo elemento poderá ser utilizado na agricultura, para recuperar solos degradados.

A tecnologia inovadora e sustentável será testada na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do município, que contará com uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), capaz de realizar esse processo. O projeto foi lançado na quarta-feira, 23, durante a visita do governador do estado do Rio, Cláudio Castro, à cidade.

De acordo com a concessionária Prolagos, o método conhecido como ‘pirólise lenta a tambor rotativo’ será aplicado na unidade operacional da concessionária, sendo financiada pela Águas do Rio e Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Prefeitura de Arraial do Cabo.

“Este é um processo de decomposição termoquímico da matéria, na ausência de oxigênio. O gás produzido é filtrado e enviado para queimadores ou moto geradores para geração de energia. Uma parcela do gás retorna para alimentar o processo. Com isso, não são produzidos gases poluentes ou tóxicos. Nesse sentido, os testes que serão realizados produzirão resultados inovadores no país”, explica Rodolfo Cardoso, doutor em Engenharia de Produção, da Universidade Federal Fluminense, responsável pelo projeto.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2017) apontam que menos de 5% do lodo sanitário é reaproveitado, por este motivo, os testes serão de grande importância para o desenvolvimento do biocombustível em todo o país. A unidade terá capacidade para tratar duas toneladas de lodo por dia e o projeto terá duração de três anos.

“Nas cidades atendidas pela Prolagos, 80% do esgoto produzido é coletado e 100% é tratado nas nossas ETE’s. Esse investimento vai promover o saneamento energético, permitindo transformar um passivo ambiental de alto impacto, que é o lodo das estações de tratamento de esgotos, em benefícios para a natureza e sociedade”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.