MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Praias de Cabo Frio recebem 10ª edição da 'Operação Praia Limpa e Segura' a partir desta sexta

Ações vão levar conscientização e limpeza às praias da região até domingo, 18

Por Rômullo Espíndola
16/02/24 - 07:58
Praias de Cabo Frio recebem 10ª edição da 'Operação Praia Limpa e Segura' a partir desta sexta Vão ser distribuídas 30 mil sacolas biodegradáveis aos banhistas | Foto: Divulgação/Auto Viação Salineira

Visando colaborar de maneira sustentável com os moradores da Região dos Lagos do Rio, a Auto Viação Salineira realiza a partir desta sexta-feira, 16, a décima edição do projeto 'Operação Praia Limpa e Segura' nas principais praias de Cabo Frio: Forte; Dunas; Peró e Conchas.

Segundo a empresa, a ação comemorativa de dez anos, conta com a presença de promotores, que irão distribuir 30 mil sacolas biodegradáveis aos banhistas e cerca de 1 mil pulseiras de identificação para as crianças.

As ações seguem até domingo, dia 18, de forma simultânea nas praias, a partir das 9h, e devem terminar sempre por volta das 17h.

Ainda de acordo com a concessionária responsável pelo transporte público na região, neste ano, serão posicionadas tendas nas faixas de areia, que servirão como pontos de apoio para a ação.

No Brasil, cerca de 700 espécies marinhas são afetadas diretamente pela poluição no marNo Brasil, cerca de 700 espécies marinhas são afetadas diretamente pela poluição no mar | Foto: Divulgação/Auto Viação Salineira

Durante a Operação Praia Limpa e Segura, os banhistas são orientados sobre a importância da preservação das praias e do meio ambiente. Todos recebem alertas relacionados ao descarte incorreto de resíduos nas faixas de areia e no mar e o impacto para o ecossistema.

A empresa ressalta que o projeto já distribuiu 433 mil sacolas biodegradáveis desde 2014, e vem colaborando com a limpeza e cuidados com a natureza na Região dos Lagos.

Lixo nas praias

Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, revela que a contaminação dos oceanos pelo lixo descartado irregularmente, principalmente por plástico, é responsável pela morte de cerca de 100 mil animais anualmente.

No Brasil, aproximadamente 700 espécies marinhas são afetadas diretamente pela poluição no mar, incluindo cerca de 260 que estão sob algum grau de risco de extinção.

Além dos plásticos e outros resíduos facilmente visíveis, o perigo para as pessoas se torna ainda maior por conta dos materiais ingeridos indiretamente pelos animais.

Em muitas ocasiões, os denominados microplásticos incorporam a cadeia alimentar do homem, quando ele consome frutos do mar.

Segundo um levantamento realizado pela Associação MarBrasil, dos animais encontrados mortos, 75% das aves marinhas e todas as tartarugas verdes possuem algum tipo de plástico no estômago.

A economia das cidades também é afetada com o descarte irregular de plásticos e outros resíduos, que precisam ampliar os gastos com a limpeza das praias, além dos impactos negativos sobre o turismo.

No setor pesqueiro, há diminuição da produtividade com a morte de peixes e a poluição dos oceanos.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.