MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Postos de guarda-vidas são incendiados em Arraial do Cabo após demolições de quiosques no local

Inea demoliu 17 construções ilegais em território do Parque Estadual da Costa do Sol um dia antes

Por Rômullo Espíndola
06/06/24 - 12:18 Atualizada em 06/06/24 - 16:37
Postos de guarda-vidas são incendiados em Arraial do Cabo após demolições de quiosques no local Polícia informou que já está investigando o caso e existe a possibilidade de o ato ter sido criminoso | Foto: Reprodução/Redes sociais

Dois postos de guarda-vidas em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, amanheceram nesta quinta-feira, 6, completamente destruídos. As estruturas foram incendiadas durante a madrugada, no distrito de Monte Alto.

Ao Portal Multiplix, a 132ª Delegacia Policial informou que já está investigando o caso e existe a possibilidade de o ato ter sido criminoso, uma vez que o incêndio ocorreu algumas horas após o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) demolir construções irregulares no local:

Houve uma operação do Inea no dia de ontem [quarta-feira, 5] com a finalidade de demolir construções irregulares. Acreditamos que algumas pessoas devem ter se sentido injustiçadas e praticaram esses incêndios criminosos.

Por meio de nota divulgada à imprensa, nesta quinta, 6, a Prefeitura de Arraial do Cabo repudiou a ação e a classificou como “vandalismo”. O governo municipal confirmou que registrou boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Os dois postos, que eram novos, foram entregues à população em abril deste ano. O crime ocorreu após a demolição dos quiosques e residências na localidade, em uma ação executada pelo Ministério Público Federal e Inea por se tratar de uma área do Parque Estadual da Costa do Sol.

Na nota, a administração cabista afirmou que os postos eram novos e foram entregues recentemente ao distrito de Monte Alto:

Pensando na segurança, 12 postos de guarda-vidas começaram a ser construídos pelo governo municipal no ano passado. Destes, 11 já foram entregues, entre eles, os destruídos em Monte Alto.

Segundo o Grupamento Marítimo de Guarda-vidas Municipal, foram registradas nas praias dos distritos, entre os meses de janeiro e maio de 2024, 111 ocorrências de afogamento e cerca de 3 mil prevenções, o que reforça a importância das estruturas para o trabalho das equipes nas praias.

Sobre a ação do Inea

O Inea e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) realizaram nessa quarta-feira, 5, no Dia Mundial do Ambiente, a operação que demoliu 17 construções ilegais em território do Parque Estadual da Costa do Sol.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Polícia Militar. Os agentes encontraram quiosques e casas em fase de construção em uma área de sobreposição do parque e da Área de Proteção Ambiental de Massambaba, ambas unidades de conservação administradas pelo órgão.

Segundo informações divulgadas pelo Inea, além das demolições, foram lavradas sanções administrativas, como uma notificação, um auto de constatação de advertência e um auto de medida cautelar.

O órgão lembrou que a população pode denunciar crimes ambientais como esse ou de outros tipos por meio dos telefones: 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo ‘Disque Denúncia Rio’.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.