MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pescadores de Arraial do Cabo denunciam uso de armadilhas de polvo em área de reserva extrativista

Reclamação é sobre o descumprimento de regras na prática predatória

Por Redação Multiplix
22/07/21 - 14:35
Pescadores de Arraial denunciam uso de armadilhas de polvo em área de reserva extrativista Mergulhadores encontraram armadilhas de polvo abandonadas próximo aos píeres | Foto: Divulgação/Ascom Aremac

Pescadores mergulhadores de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, estão denunciando o número excessivo de armadilhas usadas para a captura de polvos em áreas de costão, de acordo com a Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac). Além disso, eles alegam que os responsáveis não estão respeitando o acordo de limitação de quantidade, estabelecido com o ICMBio.

O acordo diz que é preciso ter uma distância entre as armadilhas e os pesqueiros dos costões, como no trecho que vai do Ilhote do Oratório à Ilha do Francês, na Praia Grande. O não cumprimento acaba prejudicando a tradicional pesca de mergulho do polvo.

Ainda segundo a associação, os pescadores de canoas pediram a liberação de uma cota de pesca da corvina, que está sendo solicitado o estudo ao Ministério da Agricultura. Já os pescadores mergulhadores querem que seja liberada uma quota anual para a pesca da garoupa. O argumento é que Arraial do Cabo é uma reserva extrativista marinha, com normas e regulamentos que controlam a pesca, em busca da sustentabilidade e da defesa das comunidades tradicionais.

"Encaminhamos um ofício ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), solicitando uma reunião para apresentar a pauta de reivindicações ao chefe da RESEXMar o mais rapidamente possível. Nossa preocupação é que a falta de fiscalização e de ações pontuais para coibir essa prática na área da reserva extrativista possa afetar o equilíbrio do ecossistema marinho”, pontuou o presidente da Aremac, Eraldo Cunha.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com o ICMBio pedindo um posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.