MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parque do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio, recebe visita de pássaros 'parentes' dos tucanos

Espécie araçari-de-bico-branco é difícil de ser vista porque vive nas copas das árvores dentro das matas

Por Déborah Carvalho
23/06/22 - 14:39
Parque do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio, recebe visita de pássaros 'parentes' dos tucanos Araçari-de-bico-branco é conhecida no estado do Rio como 'tucano-de-cinta' | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, recebeu novos visitantes nesta semana. Dois pássaros da espécie araçari-de-bico-branco, conhecida no estado do Rio como tucano-de-cinta, foram vistos na sede do parque na última segunda-feira, 20.

A identificação da ave, como o nome popular já adianta, fica por conta da cinta avermelhada típica da espécie.

A divulgação das fotos foi feita pela prefeitura da cidade. A presença das aves se dá após um projeto de reflorestamento e revitalização que está sendo realizado no local para a recuperação da unidade de conservação.

Os animais foram flagrados durante o período em que uma outra ave da mesma espécie passava por reabilitação no local, após ter sido resgatada pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente.

Na última semana, o pássaro foi recolhido porque estava visivelmente debilitado, com parte do bico quebrado e dificuldade de voar.

Araçaris não estão em extinção, mas são difíceis de serem vistosAraçaris não estão em extinção, mas são difíceis de serem vistos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Sobre a espécie

Os araçaris medem entre 43 e 46 centímetros de comprimento, pesam entre 177 e 325 gramas, e são semelhantes a tucanos.

São aves muito coloridas. A barriga amarelada com faixa vermelha se destaca entre os tons escuros da plumagem. A paleta de cores carrega ainda na região da coxa, o verde-oliva, e maxila branca, que contrasta com a região de baixo do bico, que é negra e apresenta a cabeça coberta também pela cor, o que o diferencia das outras espécies do seu grupo. A fêmea apresenta o bico um pouco menor do que o do macho.

O tucano-de-cinta é um importante dispersor de sementes e se alimenta de coquinhos e frutos, além de artrópodes e pequenos invertebrados. No entanto, frutos da palmeira-juçara se destacam como prato principal.

Apesar de não estarem em extinção, são aves difíceis de serem observadas, uma vez que habitam a mata alta, sobretudo as copas das árvores.

No período reprodutivo, esses pássaros chocam os ovos por aproximadamente 16 dias. No ninho, os filhotes permanecem por 40 dias, quando são alimentados pelo casal e pelos irmãos mais velhos, frutos da ninhada do ano anterior.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.