Nova Friburgo sedia Seminário RJ Resiliente nesta terça-feira, no Country Clube
Encontro visa ampliar debate climático entre municípios fluminenses e fortalecer políticas de prevenção e gestão a desastres e situações de risco
Encontro reúne municípios fluminenses para troca de experiências e fortalecimento das ações de gestão de riscos
|
Foto: Jean Teixeira
Após reunir 71 municípios no lançamento do Programa Ambiente Resiliente, realizado no início do último mês em parceria com o ONU-Habitat, o Governo do Estado do Rio de Janeiro dá continuidade à agenda de diálogo com as prefeituras sobre prevenção de desastres e gestão de riscos.
Como parte desse trabalho, será realizado em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, nesta terça, 2, o Seminário RJ Resiliente, um evento gratuito, voltado a gestores públicos, lideranças da sociedade civil, estudantes e pesquisadores.
Organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas-RJ) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o seminário foi estruturado para apoiar as cidades fluminenses no enfrentamento de situações extremas, cada vez mais frequentes no estado.
O evento ocorre no Nova Friburgo Country Clube, das 9h às 13h.
A Região Serrana é historicamente marcada por chuvas intensas e denso povoamento em áreas de encosta, o que torna o diálogo com os municípios ainda mais necessário.
O secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, estará presente e considera essencial esse olhar e abordagem regional:
Cada município tem sua realidade, mas todos compartilham a urgência de fortalecer a prevenção. Esses encontros existem para aproximar equipes, trocar experiências e construir soluções que façam sentido para cada território. Seguimos trabalhando ao lado das prefeituras, sempre com diálogo e cooperação.
Além do secretário Bernardo Rossi, estarão presentes o presidente do Inea, Renato Jordão, equipes da Seas-RJ, e representantes dos municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de forma online.
Programação
9h – Credenciamento e café de boas-vindas
10h – Exibição de vídeo institucional da Seas-RJ
10h10 – Abertura oficial com autoridades estaduais e municipais
11h – Painel "Políticas públicas em execução no estado do Rio de Janeiro" – com Bernardo Rossi (Seas-RJ)
11h30 – Painel "Cidades Resilientes e a Gestão de Riscos" – com Ana Asti e Silvia Marie Ikemoto (Seas-RJ)
12h15 – Painel "Gestão de Riscos de Desastres" – com Coronel Kempers (Seas-RJ) e Evy Gomes (Defesa Civil de Nova Friburgo)
13h – Encerramento
Serviço
Seminário RJ Resiliente
Local: Nova Friburgo Country Clube (Centro)
Dia: 2 de dezembro (terça-feira)
Horário: das 9h às 13h
Inscrições: podem ser feitas gratuitamente aqui
Vagas limitadas
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






