MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para o Prêmio Firjan Ambiental 2021 estão abertas até abril

Objetivo da premiação é promover a divulgação de iniciativas sustentáveis de empresas do estado

Por Redação Multiplix
09/02/21 - 11:54
Inscrições para o Prêmio Firjan Ambiental 2021 estão abertas até abril Prêmio da Firjan busca incentivar ações de sustentabilidade no estado do Rio | Foto: Banco de Imagem

As inscrições para a 9ª edição do Prêmio Firjan Ambiental estão abertas e vão até o dia 26 de abril. A iniciativa reconhece práticas empresariais no Rio de Janeiro que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável e que tenham conciliado as suas atividades produtivas com a proteção ambiental, o equilíbrio econômico e o bem-estar social.

Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa e integrantes do terceiro setor, cujos projetos estejam alinhados com as categorias e suas definições.

A premiação é dividida em cinco categorias: água e efluentes, biodiversidade e serviços ecossistêmicos, mudança do clima e eficiência energética, resíduos sólidos e relação com partes Interessadas.

Nesta edição, o prêmio volta a considerar, entre os critérios de avaliação, a contribuição dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os projetos devem estar concluídos ou estar em fase de implantação com resultados mensuráveis nos anos de 2019 e/ou 2020.

Além disso, de acordo com o regulamento, podem participar instituições com sede em outros estados, desde que o projeto apresentado tenha sido implementado no estado do Rio.

A iniciativa é uma realização da Firjan para promover a divulgação das ações que contribuem para a sustentabilidade do estado do Rio, reconhecendo iniciativas com potencial para motivar e influenciar positivamente demais instituições.

As inscrições podem ser feitas no site, local onde também está disponível o regulamento completo. Outras informações podem ser obtidas através no e-mail.

Projetos reconhecidos

Em 2018, a marca friburguense EcoModas foi premiada na categoria gestão de resíduos sólidos. O projeto Jeans Ecofashion reaproveita calças jeans para o desenvolvimento dos calçados sustentáveis.

No projeto, não apenas o jeans é reutilizado na composição dos calçados, como também o tecido usado no forro interno, que é oriundo da reciclagem de garrafas pet; a etiqueta é feita a partir do reaproveitamento de retalhos de couro e a palmilha é feita da espuma das fábricas de bojos de sutiãs do polo de moda íntima de Nova Friburgo.

Já o solado é feito de plásticos retirados do meio ambiente e a embalagem rústica é feita com sacos de batatas recolhidos em uma rede de supermercados.

No mesmo ano, a Le Canton Redes Hoteleiras, que possui uma unidade em Teresópolis, venceu ao incorporar a educação na gestão ambiental da empresa.

Cerca de 3 mil pessoas foram mobilizadas, entre colaboradores, horticultores, alunos e professores de escolas vizinhas, representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade do entorno.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.