MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inea publica regras de segurança para reabertura das unidades de conservação estaduais

Parque Estadual dos Três Picos mantém fechado o acesso à Caixa de Fósforo, em Nova Friburgo

Por Redação Multiplix
21/08/20 - 08:30
Inea publica regras de segurança para reabertura das unidades de conservação estaduais Três Picos, em Salinas. Do lado esquerdo, Capacete e ao fundo a Caixa de Fósforo | Foto: Divulgação/Parque Estadual dos Três Picos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou novas regras para a reabertura gradual das unidades de conservação ambiental estaduais, em relação à prática de atividades desportivas e visitação de pontos turísticos. O Parque Estadual dos Três Picos, com abrangência em Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, está na lista.

Segundo uma publicação nas redes sociais do Parque Estadual dos Três Picos, apenas o acesso à montanha Caixa de Fósforo, em Nova Friburgo, continua fechado.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial, fica estabelecido que permanecem fechados os centros de visitantes, banheiros, vestiários, campings, academias da terceira idade, parques infantis, churrasqueiras e bebedouros.

Além disso, ainda segue suspensas a permanência do público nas praias, lagos, rios, cachoeiras e piscinas naturais no interior das unidades de conservação, assim como as autorizações para os eventos e uso de infraestruturas dos locais.

O documento mantém fechado as atividades de lazer e esportivas que impliquem a permanência nos atrativos e pontos turísticos e a visitação desses locais dentro das unidades, até que o Inea estabeleça a capacidade de público para cada local.

O Inea considera atrativo turístico, no Parque Estadual dos Três Picos, todas as cachoeiras, Caixa de Fósforo, Pico da Branca de Neve, Pico dos Dois Bicos, Pico da Caledônia e Pico do Elefante.

Ainda segundo o documento, nas trilhas das unidades de conservação, estão autorizadas as práticas desportivas individuais e coletivas, desde que sejam adotados os seguintes procedimentos:

  • Uso obrigatório de máscara em todos os espaços
  • Limitação máxima de 10 pessoas por grupo
  • Distanciamento mínimo de dois metros para caminhada, corrida ou pedalada lado a lado
  • Distanciamento mínimo de cinco metros ao caminhar atrás de outro frequentador
  • Distanciamento mínimo de 10 metros ao correr atrás de outro frequentador
  • Distanciamento mínimo de 20 metros ao pedalar atrás de outro frequentador
  • Utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros
  • Higienização constante das mãos com álcool 70% (gel ou líquido)
  • Evitar tocar em estruturas de uso comum, tais como guarda-corpos, cabos de aço, cordas e corrimões
  • Retirada e descarte adequado de todo resíduo produzido durante a visitação

Com relação a atividades de pesquisa, é necessário solicitar uma autorização específica para o período. Os moradores que residem em áreas privadas dentro dos parques, estão isentos de autorização.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.