MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Espetáculo da natureza: milhares de maçaricos-brancos são avistados na Lagoa de Araruama

Ave é originária da América do Norte. Registro foi feito em Arraial do Cabo

Por Mateus Marinho
02/03/22 - 10:28
Espetáculo da natureza: milhares de maçaricos-brancos são avistados na Lagoa de Araruama Milhares de maçaricos-brancos foram avistados em Monte Alto, Arraial do Cabo | Foto: Eduardo Pimenta

Um grupo de milhares de maçaricos-brancos foi avistado na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, durante o Carnaval. O aparecimento da ave é comum nessa época do ano, pois ela vem aproveitar o verão tropical.

O maçarico-branco (Calidris alba), ou como também é conhecido, pilrito-das-praias, é uma ave neártica (originária da América do Norte), em especial o norte dos Estados Unidos e Canadá. O registro do bando foi feito no bairro de Monte Alto, em Arraial do Cabo.

O pássaro regularmente visita o litoral brasileiro neste período para fugir do rigoroso inverno do hemisfério norte do planeta.

O maçarico-branco é uma ave que realiza extensas migrações todos os anos. Ele pode percorrer até 20 mil quilômetros, somando a distância de ida e volta entre os dois hemisférios.

O Brasil, devido à sua extensão costeira, é um dos principais pontos de parada do pássaro durante sua fuga do inverno.

Ave é originária do hemisfério norte e procura o calor dos trópicos regularmenteAve é originária do hemisfério norte e procura o calor dos trópicos regularmente | Foto: Eduardo Pimenta

“Essas áreas inundadas, como a Lagoa de Araruama, são áreas em que eles chegam exaustos. Mas eles sabem que aqui eles encontram alimento em quantidade satisfatória, e aqui eles adquirem massa, energia, trocam de pena, para retornarem para casa”, explica o biólogo Eduardo Pimenta.

Geralmente, o maçarico-branco fica em terras brasileiras até março, início de abril, para depois retornar para o verão do hemisfério norte.

“Áreas como a Lagoa de Araruama são importantes para a manutenção da migração dessas aves”, conclui Pimenta.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.