MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Desenvolvimento rural: Cachoeiras de Macacu ganha laboratório agrícola especializado em análise de solo

Unidade conta agora com a cooperação técnica de especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Por Redação Multiplix
01/06/22 - 10:47
Desenvolvimento rural: Cachoeiras de Macacu ganha laboratório especializado em análise de solo Inauguração do laboratório contou com a presença de autoridades públicas e representantes da UFRJ | Foto: Divulgação/Nathália Mourão (Secom/PMCM)

Os produtores rurais de Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio, contam agora com uma novidade que promete alavancar o setor. O município passou a contar com um laboratório agrícola.

A novidade promete aumentar a produção no campo e garantir melhor qualidade dos produtos da região.

Por meio do laboratório, o produtor já tem a sua disposição:

  • Análise de solo
  • Granometria (medição da espessura)
  • Verificação da acidez da terra
  • Análise da água rural
  • Análise foliar (checagem da qualidade das folhas do terreno)

O equipamento, construído com recursos públicos, conta com a cooperação técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de atender as demandas do município, o laboratório também prestará assistência técnica a outros municípios da região como, por exemplo, Itaboraí, Rio Bonito e Tanguá.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Gois, explicou à reportagem que o novo laboratório irá analisar os macro e micronutrientes do solo e que, após realizada a análise, o resultado será encaminhado ao produtor solicitante, com uma recomendação agronômica oficial:

Este equipamento público é de enorme relevância para a agricultura e pecuária, não só de Cachoeiras de Macacu, mas das cidades vizinhas também. É um marco na história da região. Com ele, o município passa a ter um serviço especializado para diagnosticar se o solo do produtor está adequado para a produção que ele deseja e de quais nutrientes ele precisa para melhorar a produção.

O secretário também ressaltou a importância da cooperação técnica da UFRJ, que possui um dos maiores laboratórios da América Latina:

Traz a garantia de que a mesma qualidade dos serviços que são oferecidos na capital será oferecida aqui em Cachoeiras.

O Laboratório Agrícola Municipal de Análises de Solo Engenheiro Agrônomo Jocemir José da Silva fica localizado no Horto Municipal, situado na RJ-116, no Morro do Céu.

O funcionamento da unidade acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.