Defesa Civil de Cabo Frio alerta sobre riscos de incêndios após registrar 5 focos em apenas 24h
Número de ocorrências tem aumentado devido ao tempo seco e aos ventos, típicos desse período do ano
13/09/23 - 15:55
.jpg)
O clima seco e os ventos fortes, característicos do mês de setembro, acendem um alerta para os riscos de incêndios. Neste período, o número de casos aumenta bastante na Região dos Lagos do Rio.
Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, em apenas 24 horas, foram registradas cinco ocorrências na cidade.
A Superintendência de Defesa Civil foi chamada, inclusive, para dar suporte às equipes do Corpo de Bombeiros no combate a dois focos.
Na última segunda-feira, 11, por exemplo, o foco de incêndio foi registrado na região da Reserva do Peró.
Já nessa terça-feira, 12, parte da vegetação que fica na área do Mirante do Arpoador, no Canto do Forte, foi atingida pelas chamas.
De acordo com a prefeitura, todos esses focos já foram controlados.
Defesa Civil foi chamada para dar suporte ao Corpo de Bombeiros no combate a focos de incêndio | Fotos: Reprodução/Prefeitura de Cabo Frio
O superintendente de Defesa Civil, Marcus Dothavio, explica que o número de ocorrências de incêndio tem crescido nos últimos dias no município devido ao tempo seco e aos ventos de intensidade moderada a forte, por isso, é necessário que toda população colabore.
Marcus faz um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação do fogo em áreas de vegetação e nos centros urbanos, já que 90% dos focos começam por ações humanas:
Uma simples ação inapropriada, como jogar uma bituca de cigarro no chão, pode criar foco de incêndio em área de vegetação ressecada. Todo cuidado é pouco, e qualquer fagulha pode causar o início de chamas na vegetação ressecada.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local para realizar a ação de combate às chamas | Fotos: Reprodução/Prefeitura de Cabo Frio
Para diminuir o risco de queimadas, a Defesa Civil orienta que os moradores não descartem resíduos em áreas de preservação ambiental, evitem acender fogueiras e queimar lixo em períodos de ventos fortes.
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, a orientação é se afastar do fogo, jamais tentar apagá-lo sozinho e comunicar aos órgãos competentes.
O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193 e o contato da Defesa Civil é o 199.
Se possível, é importante que o cidadão forneça detalhes sobre a área atingida para que os profissionais cheguem o mais rápido possível para conter as chamas.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.