MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

De Cachoeiras de Macacu para a telinha: imponente 'jequitibá-rei' é estrela da nova versão da novela Renascer

Árvore está localizada dentro do Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Por Maíra Queiroz
25/01/24 - 15:56
De Cachoeiras para a telinha: imponente 'jequitibá-rei' é estrela da nova versão de Renascer 'Jequitibá-rei' é o maior em circunferência dentro do PETP, em Cachoeiras de Macacu | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Um gigante da Mata Atlântica, agora, além de estrela da floresta, também faz parte da história da nova novela da TV Globo.

Localizado dentro do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, o grande jequitibá-rosa - popularmente conhecido com rei - apareceu no remake de Renascer.

O enredo da trama, que estreou no dia 22 de janeiro, traz a história de José Inocêncio, interpretado pelos atores Humberto Carrão e Marcos Palmeira.

A sinopse da Globo explica que o personagem crava o seu destino aos pés de um jequitibá-rei, na região cacaueira de Ilhéus, na Bahia, fazendo um pacto que o acompanhará ao longo de sua jornada.

Cena de José Inocêncio aos pés da árvore em Cachoeiras de Macacu Cena de José Inocêncio aos pés da árvore em Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/TV Globo

De acordo com a administração do parque, a árvore cachoeirense tem cerca de mil anos. A espécie é cientificamente chamada de Cariniana legalis (Lecythidaceae) e não é a única na região. Há outras até mais altas e antigas no país, porém, a do PETP, é a que tem a maior 'circunferência peitoral', ainda de acordo com os administradores dos Três Picos.

Em setembro de 2022, nossa equipe visitou o Parque Estadual dos Três Picos com um grupo de Nova Friburgo, na Região Serrana, para ver de perto esse Jequitibá-rosa de quase 45 metros.

Sobre o Parque Estadual dos Três Picos

O PETP fica aberto à visitação de segunda a domingo O PETP fica aberto à visitação de segunda a domingo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Parque Estadual dos Três Picos recebeu diplomação legal de criação por meio do Decreto Estadual nº 31.343, de 2002, e foi ampliado pelo Decreto Estadual nº 41.990, de 2009.

A área total de abrangência é de 60 mil hectares, sendo considerado o maior parque estadual do Rio de Janeiro. O local abrange cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.

Todos os núcleos do PETP que possuem sede são abertos à visitação pública, exceto em Guapimirim, já que a região abriga o Centro de Primatologia do Estado do Rio.

O Núcleo Jequitibá fica na estrada do Jequitibá, n° 145, em Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacu.

A entrada é gratuita e o local fica aberto para visitação todos os dias, das 8h às 17h.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.