MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio vai promover evento de conscientização pelo Dia Mundial de Proteção dos Manguezais

A ação será aberta ao público no Parque Natural do Dormitório das Garças

Por Déborah Carvalho
27/07/22 - 12:10
Cabo Frio vai promover evento de conscientização pelo Dia Mundial de Proteção dos Manguezais O Dormitório das Garças é um ecossistema de manguezal e está situado às margens da Lagoa de Araruama | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais foi comemorado na terça-feira, 26, e tem o objetivo de alertar a população sobre o contínuo desaparecimento deste ecossistema. Para lembrar a data, a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, vai promover na próxima sexta, dia 29, às 16h, uma ação de conscientização no Parque Natural Municipal do Dormitório das Garças.

O evento será aberto ao público. Na ocasião, vai ser realizada a exibição de imagens do processo de degradação e recuperação ambiental do Dormitório das Garças e o panorama atual da unidade que, desde o início do mês de julho, vem passando por uma série de ações de revitalização.

Um curta-metragem sobre os pescadores de guaiamum do Rio São João também será apresentado, com falas sobre a importância da proteção e conservação da espécie e do trabalho realizado para a conservação do manguezal do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios.

Os visitantes poderão ainda contemplar o pôr do sol, a revoada das aves da unidade de conservação e a soltura de guaiamuns.

“O guaiamum é uma espécie de caranguejo de grande porte, que devido à captura predatória está entre as espécies ameaçadas de extinção. A proteção ao guaiamum é importante, assim como a conscientização da importância da preservação dos manguezais, que são ecossistemas de grande importância não só do ponto de vista ambiental como também social e econômico”, afirma o biólogo e assessor especial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Diego Moura.

O Parque Natural possui uma área de aproximadamente 215.000 m²O Parque Natural possui uma área de aproximadamente 215.000 m² | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Segundo o biólogo, o Dormitório das Garças é uma Unidade de Conservação Municipal, símbolo da luta dos movimentos ambientais para recuperação de uma área que, no passado, foi um majestoso manguezal na entrada da cidade.

Trata-se também de um ecossistema que sofreu com a depredação e degradação ambiental resultante das ações de dragagem indiscriminada da Laguna de Araruama e foi alvo de grande e exitoso processo de recuperação ambiental, com replantio de vegetação nativa de mangue e efetiva implantação de Unidade de Conservação com recursos exclusivamente municipais.

Dia Mundial de Proteção dos Manguezais

A data de 26 de Julho foi instituída desde 2004 como o Dia Mundial de Proteção dos Manguezais. Esse dia constitui uma forma de conscientização global contra o contínuo desaparecimento desse ecossistema e a consequente perturbação no modo de vida das comunidades que dependem dele.

Por serem ambientes altamente produtivos, os manguezais são reconhecidos por sua importância socioeconômica. A produtividade dos ambientes marinhos depende da integridade desses ecossistemas e cerca de 75% dos peixes, crustáceos e moluscos capturados para fins comerciais também são dependentes e habitam os manguezais em algum estágio do seu ciclo de vida.

A preservação dos manguezais implica na subsistência de pescadores, ribeirinhos, e todos aqueles que, de alguma forma, precisam desse bioma para sobreviver.

Dormitório das Garças

O Dormitório das Garças é um ecossistema de manguezal revestido de importância especial por estar situado às margens da Lagoa de Araruama. O Parque Natural abriga uma população com cerca de 1.400 garças brancas, colhereiros (visitantes sazonais), além de mais 39 espécies de aves.

Ocupando uma área de aproximadamente 215.000 m², não recebendo qualquer aporte sistemático de água doce, o parque apresenta relevo plano, clima seco, alta insolação, baixa pluviosidade e ventos constantes.

O Parque Natural Municipal do Dormitório das Garças fica na Avenida Wilson Mendes.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.