MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio vai participar da campanha ‘Marcha pelos Oceanos’ nesta quarta-feira

Mobilização anual pretende conscientizar a comunidade sobre a preservação dos ecossistemas marinhos

Por Rômullo Espíndola
06/06/23 - 11:11
Cabo Frio participa da campanha ‘Marcha pelos Oceanos’ nesta quarta-feira No ano passado, a ação reuniu dezenas de estudantes na Praia do Forte | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Nesta quarta-feira, dia 7, a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai participar da ‘Marcha pelos Oceanos’. O evento começa a partir das 9h, na Praia do Forte.

A mobilização anual é promovida pelo Projeto Mar Sem Lixo, em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado na quinta-feira, dia 8. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal da ação é conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação dos oceanos e de seus ecossistemas marinhos.

Para estudantes, professores e a população em geral, essa é uma grande oportunidade para se engajar em uma ação coletiva em prol da proteção dos nossos recursos marinhos.

A iniciativa terá algumas atividades com a participação de instituições parceiras, como palestras educativas, apresentações artísticas, exposições temáticas, além da marcha propriamente dita.

A caminhada sairá pela orla, no sentido do hotel Malibu, até a altura do Lido, com retorno pela praia. Segundo a prefeitura, o encontro vai começar em frente à praça da Cidadania.

Ainda de acordo com a organização, a mobilização quer transmitir a mensagem de que cada pessoa tem um papel fundamental na conservação dos oceanos e que pequenas ações diárias podem fazer a diferença.

Para os organizadores, a participação na Marcha pelos Oceanos permitirá que os estudantes se envolvam ativamente em uma causa significativa, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

Sobre a campanha

A Marcha pelos Oceanos é um movimento global da sociedade civil e que aconteceu pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou atenção para o problema dos plásticos nos oceanos.

A produção do material vem crescendo de forma alarmante e, segundo a Ocean Conservancy, nos próximos dez anos, a produção e o consumo de plástico no mundo devem duplicar.

Programação da Marcha pelos Oceanos em Cabo Frio

  • 9h às 9h50 - Apresentação de projetos ambientais sobre lixo nos oceanos. Ação lúdica que busca sensibilizar a sociedade na proteção ao meio ambiente marinho, combatendo a poluição das praias e mares

  • 9h15 – Oficina de criação de cartazes. Nesta atividade, os defensores dos oceanos estão convidados a criar seu próprio cartaz para a marcha. Serão oferecidas cartolinas, tintas e canetas, para a inscrição de mensagens que representem a percepção sobre a importância dos oceanos.

  • 9h50 às 10h – Aquecimento para a marcha. Vai reunir e animar todo mundo antes da marcha. Uma mini bateria vai se apresentar para o público, concentrada no ponto de saída para a marcha, na praça da Cidadania.

  • 10h às 11h – Marcha pelos Oceanos. Caminhada pacífica e simbólica pela orla da Praia do Forte. A organização sugere que os participantes estejam de camisetas azuis.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.