MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Baleia jubarte morre encalhada em praia de Cabo Frio nesta segunda; veja vídeos

Animal foi encontrado já em estado de decomposição por agentes da Guarda Marítima

Por Rômullo Espíndola
26/06/23 - 17:22
Baleia jubarte morre encalhada em praia de Cabo Frio nesta segunda; veja vídeos Partes recolhidas serão levadas para estudos que possam identificar a causa da morte | Foto: Divulgação/Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta segunda-feira, dia 26.

O animal foi achado já em estado de decomposição pelos agentes da Guarda Marítima e Ambiental.

Agora à tarde, os agentes da Guarda Marítima e Ambiental estiveram no local juntamente com a Comsercaf, autarquia responsável pela coleta de lixo em Cabo Frio, e a BW Ambipar, um grupo de gestão ambiental, para auxiliar no recolhimento de partes da baleia.

O que for recolhido será levado para a realização de estudos que possam identificar a causa da morte. Como a baleia está em estado de decomposição, não será possível fazer a remoção total e ela será enterrada na areia.

Ainda de acordo com informações da Guarda, os agentes avistaram a baleia encalhada na altura do Condomínio dos Pássaros durante um patrulhamento de rotina pela praia.

Após verificar que o animal já estava morto, os agentes da Guarda Marítima e Ambiental entraram em contato com as autoridades para definir qual seria o procedimento tomado.

Vale lembrar que estamos na temporada de avistamento de baleias na região - que vai de junho a agosto. No último dia 16, um grupo delas foi flagrado em Arraial do Cabo.

Mais um caso de encalhe

No último sábado, dia 24, uma outra baleia apareceu encalhada e morta no município vizinho de Arraial do Cabo, próximo à Ilha dos Porcos.

Uma embarcação foi utilizada para puxar a baleia e a ação foi realizada com prioridade na preservação do meio ambiente, garantindo a segurança da população, segundo a prefeitura.

Causas para animal encalhar

Uma baleia encalhada pode estar doente, machucada, senil, perdida ou incapaz de se alimentar, de acordo com o Instituto de Resgate de Vida Marinha British Divers.

Os animais enfraquecidos podem ser arrastados pelas correntes até as praias, enquanto aqueles que ficam desorientados podem chegar em águas mais rasas acidentalmente.

Para o instituto, nós também somos parte do problema. Pesca, poluição e colisões de navios estão entre as causas de muitas lesões (e, consequentemente, mortes) que resultam em encalhes.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.