MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Balé nas águas! Dez orcas são flagradas brincando em Arraial do Cabo; veja vídeo

Entre elas está o Almirante, orca macho que passeia pela costa brasileira desde 1993

Por Vinícius Pereira
26/11/21 - 12:21
Balé nas águas! Dez orcas são flagradas brincando em Arraial do Cabo; veja vídeo Grupo de orcas já é conhecido em Arraial do Cabo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Já imaginou se deparar com orcas nadando em plena praia? Os moradores e turistas que estavam em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na quarta-feira, 24, tiveram essa experiência incrível.

Dez orcas foram flagradas próximas à Prainha, um dos cartões postais da cidade. A praia é conhecida por suas águas calmas. O flagrante em vídeo foi feito por Marcelo Gah, amante da natureza e acostumado a fotografar e filmar as belezas naturais da cidade. Confira abaixo:

Quem estava na beira da praia também conseguiu observar a exibição dos mamíferos. Nove delas estavam juntas e uma outra acompanhava o grupo de longe.

Marcelo, que é filmmaker e piloto de drone conta que esses animais são bastantes conhecidos na região. As imagens foram gravadas dentro da área da Resex, a Reserva Extrativista da Marinha em Arraial do Cabo.

“Todos os anos, esse grupo está frequentando o nosso litoral neste período entre agosto e dezembro. São nove orcas e mais o Almirante acompanhando. Uma das orcas do grupo, ano passado estava com uma enorme ferida no dorso, agora foi possível averiguar que cicatrizou e está bem de saúde”, contou Marcelo.

Almirante foi flagrado perto do grupo no litoralAlmirante foi flagrado perto do grupo no litoral | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Almirante, citado pelo observador, é uma orca macho que passeia pela costa brasileira desde 1993. O nome foi escolhido em votação no facebook por um grupo de avistamento de baleias e golfinhos, homenageando um gigante da conservação: Ibsen de Gusmão Câmara, que dedicou sua vida ao ambientalismo brasileiro.

“Neste dia, elas estavam caçando raias e estavam espalhadas, dificultando registro em grupo. O Almirante ficou observando o drone. Ele as acompanhava, mas não faz parte do grupo”, indicou Marcelo.

As informações coletadas nas filmagens são utilizadas em estudos, projetos e palestras de pesquisadores brasileiros e do exterior. E o trabalho é feito por amor.

As orcas também foram avistadas por mergulhadores, próximo à Ilha dos Porcos, antes de chegarem na enseada da Prainha. Alex Pretto, estava embarcado e realizando um batismo de mergulho quando as orcas surgiram.

Animais foram avistados nessa quarta-feira no mar de Arraial do CaboAnimais foram avistados nessa quarta-feira no mar de Arraial do Cabo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Você sabia que orca não é baleia?

Apesar de popularmente serem chamadas de baleias, as orcas são da família dos golfinhos. A espécie é conhecida assim, porque no passado todos os animais marinhos de grande porte levavam o título de baleia. Elas podem pesar até nove toneladas.

Segundo o biólogo e guia de turismo, Vinícius Santos, elas são do grupo dos odontocetos, mamíferos marinhos que possuem dentes, como os golfinhos e as cachalotes.

“As orcas são os segundos mamíferos mais distribuídos pelo planeta Terra, só perdem para nós seres humanos. Elas se alimentaram em Arraial, descansaram e depois brincaram um pouco, fazendo acrobacias. São animais bem brincalhões”, explicou Vinícius.

Orca não é agressiva. Nada de baleia assassina!

De acordo com especialistas, o animal não possui comportamentos agressivos que justifiquem o apelido de ‘baleia assassina’. Essa fama veio de uma confusão, também do passado. Os baleeiros chamavam as orcas de ‘assassinas de baleia’, pois era muito comum vê-las capturando mamíferos marinhos em alto mar.

Apesar das explicações, as embarcações devem tomar cuidado ao se aproximar do animal, isso porque as fêmeas costumam ficar agressivas por extinto.

“Banhistas não devem se aproximar! A brincadeiras das orcas costumam ser bastante pesadas”, alertou Vinícius Santos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.