MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ação para preservar nascentes de Teresópolis começa no Jardim Serrano neste domingo, 14

A primeira atividade de conscientização comunitária acontece no Jardim Serrano com oficinas socioambientais e atividades para o público infantil

Por Redação Multiplix
11/04/19 - 09:56
Ação para preservar nascentes de Teresópolis começa no Jardim Serrano neste domingo, 14 A proposta é realizar ações de conscientização em comunidades com nascentes para construção de pequenas estações de esgoto | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Um ação-piloto para preservar as nascentes de comunidades de Teresópolis, Região Serrana do Rio, acontecerá neste domingo, 14 de abril, no bairro Jardim Serrano. O projeto, que envolve a associação de moradores do Quebra Frascos, englobando ambos os bairros, e a prefeitura, tem como proposta conscientizar os habitantes da região sobre a importância da preservação ambiental e do tratamento de esgoto e de resíduos sólidos para garantir o abastecimento de água potável.

“A ideia é realizar essas ações em comunidades produtoras de água e buscar soluções, como a construção de pequenas estações de tratamento de esgoto”, diz o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron.

A proposta de construção de pequenas estações de tratamento de esgoto em determinadas regiões da cidade surgiu em 2005, a partir de um estudo preliminar feito pela Fundação Getúlio Vargas, durante a elaboração do Plano Diretor de Teresópolis. Nessa pesquisa, sete comunidades com nascentes foram apontadas como responsáveis pelo abastecimento de 25% da Várzea. No entanto, para proteger as nascentes, a solução seria a construção de estações de esgoto.

A programação prevê oficina de maquete, horta e compostagem; ponto de leitura; exposição de turismo solidário; papo mulher e orientação sobre saúde bucal. Para as crianças, haverá esgrima, pintura facial, basquete inflável e contação de histórias.

São parceiros do projeto o Ministério Público do Rio de Janeiro, SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos/Câmara Técnica de Educação Ambiental, organizações não governamentais (ONGs) e a Rede Brasilidade Solidária e Consciência Verde.

O evento acontece das 10 às 14h, no Sítio Bimini, na Estrada Aberlardo da Cunha, 1.103, Jardim Serrano, em Teresópolis.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.