MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Interessados em doar órgãos agora podem formalizar a vontade pela internet; veja como fazer

Campanha 'Um Só Coração: seja vida na vida de alguém' foi lançada na última terça-feira, 2

Por Redação Multiplix
04/04/24 - 15:19
Interessados em doar órgãos agora podem formalizar a vontade pela internet; veja como fazer Formulário para garantir autorização deve ser preenchido na internet | Foto: Alice Wandrofski

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil (CNB) lançaram na última terça-feira, 2, a campanha 'Um Só Coração: seja vida na vida de alguém', com o objetivo de formalizar a vontade de quem quer doar órgão no país.

Por meio do sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), os interessados devem preencher um formulário diretamente no site ou no aplicativo Aedo, que será direcionado para um cartório de notas.

Após essa etapa, uma videoconferência é agendada com o tabelião para identificar a pessoa e coletar informações sobre seus interesses.

A autorização é assinada digitalmente pelo solicitante e o representante do cartório. O documento oficial ficará disponível para consulta dos responsáveis pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Para garantir a doação é necessário ter um Certificado Digital Notarizado ou Certificado ICP-Brasil. Caso a pessoa não tenha o documento, é possível solicitar gratuitamente clicando aqui.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ, falou sobre o objetivo dessa iniciativa:

Essa ação pretende fomentar ainda mais as doações. Em 2023, a cada mil pessoas que faleceram no país, das quais 14,5% poderiam ser potenciais doadores, apenas 2,6% efetivaram a doação.

Pelo sistema, o interessando em doar poderá escolher qual órgão deseja doar: medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos.

Segundo o CNJ, mais de 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgãos no Brasil e 500 delas são crianças.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.