MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo promove 'Encontro de Inovação da Gestão de Resíduos Sólidos' até domingo

Evento reúne empresários e ambientalistas, faz palestras e tem exposição de iniciativas

Por Nai Frossard
18/11/22 - 18:06
Friburgo promove 'Encontro de Inovação da Gestão de Resíduos Sólidos' até domingo Resíduos vegetais vão para compostagem num hotel da cidade | Foto: Divulgação/Parador Lumiar

Começou nesta sexta-feira, 18, um evento gratuito que reúne ambientalistas, empresários, estudantes, professores e especialistas, em torno de um mesmo assunto: gestão de resíduos sólidos.

O objetivo é estimular investimentos, através da destinação adequada do lixo, e reunir diferentes setores e profissionais com atuação e engajamento para a valorização do resíduo sólido como recurso capaz de gerar trabalho e renda.

Fortalecer a economia local, destacando os ganhos socioambientais a partir do manejo, tratamento e destino adequados desses resíduos é outro objetivo do encontro.

O 'II Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos – Conecta Friburgo – Rio,' acontece até domingo, 20, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Na programação, estão previstas palestras, mesas redondas, relatos de experiências, exibição de filmes e, pela primeira vez, uma feira para exposição de iniciativas e de empreendimentos sustentáveis.

Este ano, serão apresentadas as consolidações dos avanços recentes promovidos por diversas atuações. A ampliação do volume de atividades – contando com novas parcerias, estratégias de visibilidade e resultados esperados – também está na pauta dos organizadores do evento.

Durante esse ano, foram feitas ações para preparar a população local para o encontro. Alunos de algumas escolas tiveram atividades de conscientização com objetivo de provocar a reflexão e a construir suas impressões sobre o tema em diversas linguagens artísticas.

Além de debater o assunto e integrar esforços, o evento servirá para incentivar a criação, fortalecer e ampliar as iniciativas de interesses público e privado sobre o tratamento dos resíduos sólidos.

Os organizadores destacam a capacidade de geração de trabalho e renda. Eles esperam também que o encontro contribua na formulação de políticas públicas na cidade, em resposta à legislação e marcos regulatórios vigentes sobre a gestão integrada de resíduos.

Lixo inorgânico pode ser reciclado Lixo inorgânico pode ser reciclado | Foto: Divulgação/Parador Lumiar

Uma das adeptas ao movimento, a proprietária do Hotel Parador Lumiar, Marielza Fontes, afirmou que está fazendo um trabalho intenso há algum tempo. Ela tem como hábito separar o lixo – orgânico e inorgânico – e destinar o material para funções distintas.

Eliminamos o plástico para forrar o lixo e usamos agora o papel kraft. Lavamos roupa com sabão orgânico e nossos produtos de limpeza também são orgânicos. Separamos papelão, garrafas de vidro, latas e direcionamos para outras pessoas.

Ela ainda conta que os resíduos vegetais vão para a compostagem e eventualmente são usados para alimentação das galinhas e dos peixes. As cascas de ovo, por exemplo, são levadas ao forno para secagem e depois moídas para compostagem.

E o óleo descartado na cozinha tem função certa: é utilizado para fazer sabão, para uso em limpezas específicas do hotel.

Temos muitas coisas para fazer, é um trabalho longo, que abraçamos e estamos avançando. Gostamos de alertar para a importância dessas ações e de colaborar para a conscientização da necessidade de cada uma fazer um pouco na sua casa, porque assim estamos colaborando com o meio ambiente.

Latas de alumínio podem ser vendidas e reaproveitadasLatas de alumínio podem ser vendidas e reaproveitadas | Foto: Divulgação/Parador Lumiar

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho em Resíduos Sólidos de Nova Friburgo (GTRS – NF), Uerj/IPRJ e Organokits. Ele conta ainda com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial Metropolitana (Seim), Integra Rio, Faperj e Copatrocínio do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, entre outros.

As inscrições para participar podem ser feitas gratuitamente pelo site do encontro.

O primeiro encontro

O primeiro evento aconteceu em novembro de 2019, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, e contou com a participação de diversas instituições e empresas atuantes do setor.

A partir dele, se formou o Grupo de Trabalho em Resíduos Sólidos de Nova Friburgo (GTRS – NF).

Em 2021, o encontro passou a fazer parte do projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), como um grupo de entidades, profissionais e pessoas interessadas e atuantes no campo da gestão dos resíduos sólidos.

Primeiro evento aconteceu em 2019Primeiro evento aconteceu em 2019 | Foto: Divulgação/Encontro de Resíduos Sólidos

Confira a programação:

Dia 18 (sexta)

  • 14h às 16h – Abertura

Palestras com Daniel Pan (Firjan), Felipe Pedrazi (AB Compostagem) e Kamila Barroso e Luiz Lyra (Oficina Muda)

  • 16h30 às 18h - Mesa redonda 1

Contextualização da situação local acerca da temática dos resíduos sólidos. Mediação: Ana Moreira (Uerj), Fernanda Peralta (Seas), Bernardo Botelho (Conselho Jovens Empresários), Ana (Ies – Uerj) e Carmen Valdez (Instituto Socioambiental Compor)

Local: Ação Rural Lumiar Rua Guilherme Henrique Spitz, 219

  • 19h - Cine Sustentabilidade – “Antes que vire lixo”

Produzida, gravada e editada por Beatriz Albertoni, Giulia Vidale e Paula Forster, a obra é resultado do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, da Faculdade Cásper Líbero (2016)

Local: Euterpe Lumiarense Praça Levy Ayres Brust

Dia 19 (sábado)

  • 09h às 10h30 - Mesa redonda 2

Inovação na Gestão de Resíduos no mercado da indústria têxtil, Moda e Design. Mediação: Ana Moreira, Felipe Souza (Monthal – Bom Jardim-RJ), Amanda M. da Silva (Ciclou – São Paulo - SP), Antonella Pichinin (Santa Maria-RS) e Marcelo Porto (Sindvest – Nova Friburgo-RJ)

  • 11h às 12h30 – Relatos de experiências 1 – Educação Ambiental. Mediação: Rafael Pinho | UERJ, Julia Grillo (Escola Granada – Nova Friburgo-RJ), Alex Santos (Ecomodas – Nova Friburgo-RJ), Heydi Pitteri (Consultora Projeto Escolas Lixo Zero do Estado do RJ) e Leticia Pimentel (Sustentarp – Espaço Arp – Nova Friburgo-RJ)

  • 14h às 16h – Mesa redonda 3

Logística Reversa x Recicláveis. Mediação: Ana Moreira |UERJ, Marcia Xavier (CoopBandeirantes – RJ), Luiz Enne (Lumiarina – Ciclo do Vidro – NF, RJ), Fernanda Daltro (Cempre – DF), Roseli Barbosa (Espaço Urbano – SP) e Lucas Ferreira da Silva Palazzo (TechTrash-RJ)

  • 16h às 17h30 - Mesa redonda 4

Ciclo dos Resíduos Sólidos Orgânicos – Métodos de compostagem e suas aplicações na sociedade. Mediação: Guilherme Campos | Organokits, Guilherme Campos (OrganoKits – Nova Friburgo-RJ), Lucas Chiabi (Ciclo Orgânico) e Maria Elizabeth Correia (Embrapa – RJ)

  • 18h às 19h30 - Relatos de experiências 2

Turismo Ecológico e Sustentabilidade. Mediação: Cristiane Passos | Cefet, Priscila (Reserva Caiuá – Nova Friburgo-RJ), Aline Fernandes (Impacta/Quiosque K08 – Rio de Janeiro-RJ), Otávio Barros (Cooperativa Vale Encantado/Comunidade Vale Encantado) e Carin Gomes (Sec. Meio Ambiente de Venâncio Aires-RS).

Local: Ação Rural Lumiar Rua Guilherme Henrique Spitz, 219

  • 20h – Cine Sustentabilidade – “Revolixonários - Mundo de Plástico”

Traçando paralelos entre problema, causa, efeito e solução, mostra de forma coesa e acessível os caminhos para instigar o telespectador a ser um ‘revolixonário’.

Local: Cervejaria Lumiarina Rua Jorge José Pedro, 151

Dia 20 (domingo)

  • Visita às experiências locais de gestão dos resíduos sólidos

  • 9h e 13h – Jipe tour (participação mediante inscrição específica durante o evento)

Serviço

2º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos – Conecta Friburgo - Rio!

  • 18 a 20 de novembro de 2022

  • Ação Rural Lumiar

  • Rua Guilherme Henrique Spitz, 219, Lumiar, Nova Friburgo

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.