MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo ganha pontos de coleta de óleo de cozinha; material será transformado em sabão e doado

Três locais foram destinados para recolhimento; veja quais são eles e participe

Por Redação Multiplix
20/03/23 - 16:24
Friburgo ganha pontos de coleta de óleo de cozinha; material será transformado em sabão e doado Projeto foi lançado na Secretaria de Meio Ambiente | Foto: Divulgação/PMNF

Três coletores de óleo de cozinha usado foram instalados em diferentes pontos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na última semana.

Os pontos de entrega voluntária estão situados nos seguintes locais:

  • Na Secretaria de Meio Ambiente, na avenida Alberto Braune, nº 223 (antiga rodoviária Leopoldina)

  • No pátio da prefeitura

  • No restaurante popular, também na sede do governo municipal

A iniciativa faz parte de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e a concessionária Águas de Nova Friburgo.

Uma campanha está sendo feita junto aos funcionários da prefeitura para que levem seus recipientes de óleo, normalmente uma garrafa pet, e depositem em um dos coletores.

Além dos servidores municipais, outras pessoas também podem depositar suas garrafas de óleo nos pontos de entrega instalados.

Óleo de cozinha coletado será transformado em sabão e doado para instituições de caridadeÓleo de cozinha coletado será transformado em sabão e doado para instituições de caridade | Foto: Divulgação/PMNF

Todo o óleo de cozinha a ser coletado vai ser transformado em pasta de sabão, que será doada às instituições de caridade da cidade.

Para cada dois litros de óleo é obtido meio quilo de pasta de sabão.

Ainda de acordo com o governo municipal, novos coletores serão instalados em outros pontos da cidade e parcerias continuarão sendo firmadas com associações de moradores para o recolhimento do óleo e produção da pasta de sabão.

Como participar

  • Deixe o óleo esfriar

  • Armazene em uma garrafa pet

  • Leve a garrafa fechada e deposite em um dos ‘Pontos de Entrega Voluntária’ (PEV) citados acima

Descarte irregular do óleo

O óleo de cozinha é altamente poluente e seu descarte incorreto é capaz de gerar uma série de malefícios ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, o entupimento de redes de esgoto e a poluição dos lençóis freáticos.

E, ao contrário de materiais como plástico e isopor, que demoram até 400 anos para se decompor, o óleo de cozinha não tem prazo calculado de decomposição, ou seja, seu dano ocorre indefinidamente.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.